Plano de Ação & Implementação

“No Poupar Está o Ganho” desenvolve-se ao longo de todo o ano letivo, disponibilizando importantes recursos, nomeadamente:

Formação de Professores

No início de cada ano letivo, é dada formação acreditada, adequada a todos os professores interessados e que vão ser responsáveis pela implementação do projeto nas turmas inscritas, com vista à transferência dos conceitos que vão ser trabalhados.

Ao longo do projeto, o Serviço de Educação mantém uma Linha de Apoio ao Professor/a, estando sempre disponível para esclarecer quaisquer dúvidas que possam surgir quer quanto aos conteúdos, quer quanto à implementação do projeto, sendo responsável por monitorizar a sua efetiva implementação.

Visita ao Museu do Papel Moeda

Na visita ao Museu do Papel Moeda, os alunos têm oportunidade de "conhecer" o nosso dinheiro atual - o €uro -, as unidades monetárias anteriores, bem como de apreender de forma lúdica algumas noções de educação financeira. Além da visita à coleção do Museu, a visita inclui a visualização de um filme temático, o qual será diferenciado consoante a faixa etária dos alunos.

Recursos Pedagógicos

Através do site nopouparestaoganho.pt são disponibilizados a professores e alunos todos os conteúdos de educação financeira previstos no Referencial de Educação Financeira e que, consoante o ciclo de ensino, deverão ser abordados durante o decorrer do projeto. Além de conteúdos, existem filmes, desafios e fichas de trabalho que poderão ser realizadas pelos alunos quer em contexto de sala de aula, quer em contexto familiar.

Monitorização ao longo do ano letivo

Ao longo do projeto, os professores e alunos são acompanhados pela equipa do Serviço de Educação, que está disponível para esclarecer dúvidas e ajudar o professor a desenvolver com os alunos um trabalho final demonstrativo da aquisição de conhecimentos e conceitos abordados ao longo do ano.

Dinamização de eventos

Todos os alunos e professores são estimulados e motivados a envolverem-se em várias ações que decorrem durante o ano, como a comemoração do Dia da Poupança e a Global Money Week com as Olimpíadas de Educação Financeira, bem como a participarem num concurso e numa sessão pública de apresentação de trabalhos realizados por eles, estimulando-se a sua criatividade e participação.