Perguntas Frequentes

  • As inscrições abrem, anualmente, no mês de setembro.

  • A inscrição deverá ser feita obrigatoriamente através do Serviço de Educação do Museu do Papel Moeda, através do e-mail servicoeducativo@facm.pt.

  • Após terminado o prazo de inscrição, não é possível integrar o projeto desse ano letivo. O professor poderá sempre, no entanto, solicitar a marcação de uma visita de educação financeira ao Museu do Papel Moeda, onde serão trabalhados alguns dos temas abordados no projeto, de acordo com o nível de conhecimentos e a faixa etária dos seus alunos. Para marcação de visitas orientadas, deverá contactar o Serviço de Educação do Museu do Papel Moeda, através do e-mail servicoeducativo@facm.pt.

  • O projeto “No Poupar Está o Ganho” disponibiliza conteúdos e materiais de apoio que permitam complementar a aprendizagem dos temas de educação financeira abordados no projeto. A metodologia de implementação do projeto inclui assim a disponibilização de conteúdos programáticos quer para o professor, quer para os alunos, uma visita ao Museu do Papel Moeda e formação complementar para o professor. Os conteúdos são sempre disponibilizados atendendo à tipologia dos utilizadores e ao ano de ensino que estão a frequentar. O professor deverá, ao longo do ano, trabalhar com a sua turma os conteúdos abordados no projeto e, no final, apresentar um trabalho de turma realizado pelos seus alunos, que irá a concurso conjuntamente com os trabalhos de todas as outras turmas inscritas no projeto. Todos os trabalhos finais serão expostos na Fundação Dr. António Cupertino de Miranda.

  • Sim. Este projeto está dividido por ciclos e por diferentes níveis de aprendizagem. Poderá inscrever-se durante os anos letivos que entender.

  • As visitas de educação financeira são concebidas atendendo aos diferentes anos letivos, desde o pré-escolar ao ensino secundário, pelo que serão sempre abordados diferentes conteúdos e/ou diferentes perspetivas dos mesmos.

  • Todos os professores que estejam interessados em transmitir conceitos de literacia financeira aos seus alunos.

  • É um website disponibilizado pela Fundação Dr. António Cupertino de Miranda a todos os alunos e professores inscritos no projeto de educação financeira do Museu do Papel Moeda e que tem por objetivo complementar, de forma atrativa e didática, a aprendizagem dos conteúdos abordados no projeto.

  • Cada aluno terá um login, composto por um username e uma password. Os usernames são criados pelo próprio sistema, para isso é obrigatório associar um endereço de email a cada aluno. No entanto, o professor pode optar por criar um e-mail novo apenas para esse efeito. Assim, associará esse mesmo e-mail a todos os alunos da turma. Após carregar a turma, receberá nesse e-mail indicado todos os usernames, que distribuirá pelos seus alunos. A password de acesso dos alunos é escolhida pelo professor. Desta forma, indicando aos alunos qual o username (individual) e a password (geral) de acesso, os alunos poderão entrar no site sempre que desejarem.