Concurso Final: já estamos com saudades da grande festa do final de ano letivo!

  • Publicado em Jun 26, 2023

🙌 Recebemos mais de 500 alunos e Professores!

A nossa maior competição interturmas voltou a reunir presencialmente os vencedores nacionais, na Fundação Dr. António Cupertino de Miranda – algo que não acontecia desde 2019! As saudades de ver a alegria de alunos, Professores e convidados eram muitas e, por isso, tivemos uma tarde de grande partilha e diversão, motivadas pela educação financeira.

O que pensam os Professores do trabalho desenvolvido com o No Poupar Está o Ganho?

“Foi muito importante, por vários motivos: primeiro, porque consegui articular com a disciplina que leciono, que é Matemática. Simultaneamente, conseguimos desenvolver competências sociais que são importantes também com as aprendizagens que o No Poupar Está o Ganho traz. Eles desenvolveram competências ao nível da comunicação, da gestão do seu dinheiro - o saber poupar, o saber gastar e também o saber ganhar. O que eu esperei – e o que acho que aconteceu – foi uma mudança de comportamentos e atitude, relativamente ao início do projeto”.

Ana Escola, Professora na Escola Básica e Secundária de Rebordosa, Paredes

🙌 Reconhecemos a aprendizagem e o talento!

Em palco ou em vídeo, vimos os trabalhos candidatos a vencedores nacionais (menções honrosas, 1.º, 2.º e 3.º lugar de cada escalão) e aos Prémios Especiais Seguros e Economia Circular. Ouvimos canções, vimos jogos, reportagens, fotografias e até assistimos a um concurso feito em palco. Depois, foi hora de conhecer todos os vencedores.

O que contam os alunos do No Poupar Está o Ganho?

“Ganhámos com o trabalho da poupança: fizemos uma feira, fomos a uma agência de viagens, fomos ao banco, fizemos cartazes…o nosso objetivo é concretizar uma viagem, no 4.º ano, à Disney”.

Martim, 8 anos, Escola Básica de Cruz de Argola, Guimarães

“Aprendemos muita coisa, ao longo ano. Por exemplo, seguros, necessidades e desejos”.

Safira, 9 anos, Escola Básica da Guarda, Maia

“Eu aprendi várias coisas, porque eu não sabia quantos países usavam a nota Euro ou o que usavam antes”

Eduardo, 9 anos, Escola Básica n.º 1 de Real

🙌 Estivemos com quem nos leva mais longe!

Foram vários os representantes das Câmaras Municipais e Comunidades Intermunicipais que se juntaram à grande celebração dos vencedores do No Poupar Está o Ganho. Na entrega de prémios e encerramento da sessão, tivemos também a honra de contar com António Cunha, Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N).

Como vê a CCDR-N a implementação do No Poupar Está o Ganho?

“Um projeto notável, porque é neste período de desenvolvimento de personalidades, no tempo do Ensino Básico e Secundário, sobretudo, em que há um grande desenvolvimento pessoal e daquilo a que os jovens começam a dar importância e, de algum modo, a moldar o seu posicionamento perante a vida, que este projeto se cruza com eles e os chama a atenção para esta realidade – a importância comportamental neste domínio [da educação financeira]”

António Cunha, Presidente da CCDR-N

🙌 Relembrámos as nossas conquistas!

18 mil alunos, 920 turmas, 60 municípios, mais de 800 Professores: estes são alguns dos números e conquistas que fizeram a 13.ª edição do No Poupar Está o Ganho e que recordámos em conjunto. Faço-o também, através deste vídeo➡️Ver vídeo da 13.ª edição⬅️

O que disse a Fundação Dr. António Cupertino de Miranda o crescimento do No Poupar Está o Ganho?

“O No Poupar Está o Ganho é um projeto maduro, consolidado, muito estruturado, que nunca teria chegado a esta dimensão se realmente não reunisse condições ímpares que fazem dele um projeto único. Em primeiro lugar, porque é um projeto de continuidade, penso que o único em Portugal. Segundo, porque é um projeto de proximidade que trabalha em permanência com os Professores e com os alunos. É também um programa que faz medição de impacto social. Depois, é um projeto que tem conteúdos com uma credibilidade assinalável, uma vez que são supervisionados pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto. Por outro lado, tem como parceiros o Banco de Portugal, a Associação Portuguesa de Seguradores…e todas estas circunstâncias fazem do projeto algo de assinalável, já para não falar do empenho de uma equipa que de ano para ano aumenta e veste a camisola para que o projeto chegue cada vez mais longe”.

Maria Amélia Cupertino de Miranda, Presidente da Fundação Dr. António Cupertino de Miranda

No final deste ano letivo, só podemos agradecer aos milhares de pessoas que, anualmente, integram o projeto – alunos, Professores, responsáveis das escolas, Câmaras Municipais e Comunidades Intermunicipais. Um agradecimento que se estende a todos os parceiros institucionais, mecenas e patrocinadores que tornam cada edição possível.

Juntos e com o contributo de todos, fazemos da literacia financeira uma realidade cada vez mais presente nas escolas portuguesas.

🙌 Vemo-nos no próximo ano letivo? 🙌