Conheça os Vencedores do Concurso Final 2019/2020

  • Publicado em Jun 26, 2020

O concurso “No Poupar Está o Ganho” é uma iniciativa promovida pela Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, desde 2010, no âmbito do programa de educação financeira para alunos do pré-escolar, 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico e secundário.
Constituindo a educação financeira uma etapa fundamental na formação cívica e cultural das comunidades, convidam-se as escolas a participar num concurso que procura contribuir para uma melhor integração das crianças e dos jovens na sociedade, estimulando a capacidade de observação e reflexão individual, o pensamento crítico, o diálogo em turma e a divulgação do património fiduciário, bem como a promoção da literacia financeira.

O Júri do concurso foi constituído por representantes da Fundação Dr, António Cupertino de Miranda, da Faculdade de Economia da Universidade do Porto, do Banco de Portugal, da Direcção-Geral dos Estabelecimentos Escolares e da Associação Portuguesa de Seguradores, tendo apurado os seguintes vencedores:

Ao nível do 1º ciclo do Ensino Básico, a turma do 3º B da Escola Básica de Agudela, Pampelido, em Matosinhos, foi a vencedora do 1º prémio com o jogo “Quem quer ser poupado”. O 2º. Prémio foi para os alunos de Barcelos, da turma 4ºC da EB de Abade de Neiva, com o vídeo "Opiniões dos alunos sobre a importância da Educação Financeira." e o 3º.lugar para os alunos do  Município da  Maia, da Turma do 3º/4º ano da EB de Crestins, com o trabalho "A árvore Pecúlia".  

O Júri decidiu ainda atribuir 3 Menções Honrosas: A MH Criatividade e Relevância foi para o 3ºC, da EB de Monserrate, Viana do Castelo; MH Apreensão de Conteúdos foi para o 4ºD, da EB de Currais, Maia e a MH Replicabilidade foi para o 4ºD da EB de Folgosa, Maia. 

No 2º. Ciclo, o 1º. lugar foi para a turma 10 do 6º ano da Escola Básica Júlio Brandão, em Vila Nova de Famalicão, com o projeto “€UROGEST – ‘carteira’ digital”. Os alunos da turma 5º G, da Escola Básica de Nadir Afonso, de Chaves, apresentaram um trabalho que consistiu na realização de um programa de televisão, com a simulação de várias entrevistas a “especialistas” tendo alcançado 2º. Lugar. 3º. Lugar  foi para a turma do  6ºC do Colégio de S. Gonçalo, de Amarante, que elaborou um "Quizz Financeiro".

Já na competição do 3º ciclo, a grande vencedora foi a Escola Básica e Secundária Santos Simões, em Guimarães, com o projeto em vídeo “Heróis Poupança”, do 9º D. O 2º. Prémio foi atribuído aos alunos do 9º. Ano, da turma E, da EB 2,3/S de Vale Cambra.

No ensino secundário, a grande a vencedora foi a turma CP2MM1, do 10º ano, da EPRAMI - Escola Profissional Alto Minho Interior (Deleg.), em Monção.

Além dos troféus, professores e alunos vencedores receberam um prémio individual, para realizarem um Cruzeiro, oferecido pela Douro Azul.

Todos os participantes receberam um Certificado de Participação e ainda uma T-Shirt do projecto, oferecida pela Fundação.

O projeto ‘No Poupar Está o Ganho’ é apoiado Portugal Inovação Social, através do Fundo Social Europeu e formou, ao longo destes 10 anos, mais de 30 mil crianças e jovens de todos os ciclos de ensino, 17 mil dos quais apenas nas últimas 3 edições.