É Dia Internacional dos Museus e nós temos um favorito…

  • Publicado em May 18, 2022

O Dia Internacional dos Museus é assinalado há 45 anos, a 18 de maio! Todos os anos a celebração tem um tema, escolhido pelo Conselho Internacional dos Museus. Em 2022, o tema é: o “Poder dos Museus”. 

Por falar em “poderes”…será que consegues adivinhar qual o nosso Museu favorito? Se participas no No Poupar Está o Ganho, já deves ter ouvido falar deste Museu e, se calhar, até já fizeste uma visita presencial ou online. Falamos do Museu do Papel Moeda, claro! 

Este Museu fica na Fundação Dr. António Cupertino de Miranda (Porto), que criou e implementa o No Poupar Está o Ganho. Para comemorar o Dia Internacional dos Museus, a Fundação preparou um vídeo que te apresenta o Museu do Papel Moeda e os seus “poderes”. 

CLICA AQUI PARA VER O VÍDEO DO MUSEU DO PAPEL MOEDA 

Este é, de facto, um Museu muito especial e com grandes “poderes”. Aqui ficam alguns deles: 

🏛️ Conserva e expõe coleções importantes que mostram a evolução do dinheiro em papel, desde o século XVIII.  

🏛️ É um Museu com muitas coleções: notas, apólices, cheques, ações, lotarias, cédulas - algumas raras, outras raríssimas e algumas dezenas de notas únicas. 

🏛️ Tem um cofre onde, durante a visita, podes tentar entrar com a tua turma! Será que vais acertar no código? 

🏛️ É a base para o desenvolvimento de projetos de literacia financeira, como o No Poupar Está o Ganho (que bem conheces!), o Eu e a Minha Reforma (para pessoas com mais de 55 anos), o Por Tua Conta (dedicado ao Ensino Profissional) e Educação Financeira: Uma Necessidade Especial (para pessoas com défice cognitivo). 

🏛️O Museu e estes projetos promovem o conhecimento, a experimentação, a inovação e a inclusão, gerando impacto social, isto é, transformações positivas na nossa sociedade. Assim, contribuem também para a construção de um futuro melhor! 

Se ainda não conheces o Museu do Papel Moeda, fala com o teu Professor e faz-nos uma visita online ou presencial, em conjunto com a tua turma.