Plano de Ação & Implementação

“No Poupar Está o Ganho” desenvolve-se ao longo de todo o ano letivo, disponibilizando importantes recursos, nomeadamente:

  • Formação De Professores

No início de cada ano letivo, é dada formação acreditada, adequada a todos os professores interessados e que vão ser responsáveis pela implementação do projeto nas turmas inscritas, com vista à transferência dos conceitos que vão ser trabalhados.

Ao longo do projeto, o Serviço de Educação mantém uma Linha de Apoio ao Professor/a, estando sempre disponível para esclarecer quaisquer dúvidas que possam surgir quer quanto aos conteúdos, quer quanto à implementação do projeto, sendo responsável por monitorizar a sua efetiva implementação.

  • Visita ao Museu do Papel Moeda

Na visita ao Museu do Papel Moeda, os alunos têm oportunidade de "conhecer" o nosso dinheiro atual - o €uro -, as unidades monetárias anteriores, bem como de apreender de forma lúdica algumas noções de educação financeira. Além da visita à coleção do Museu, a visita inclui a visualização de um filme temático, o qual será diferenciado consoante a faixa etária dos alunos.

  • Recursos Pedagógicos

Através do site nopouparestaoganho.pt são disponibilizados a professores e alunos todos os conteúdos de educação financeira previstos no Referencial de Educação Financeira e que, consoante o ciclo de ensino, deverão ser abordados durante o decorrer do projeto. Além de conteúdos, existem filmes, desafios e fichas de trabalho que poderão ser realizadas pelos alunos quer em contexto de sala de aula, quer em contexto familiar.

  • Monitorização ao longo do ano letivo

Ao longo do projeto, os professores e alunos são acompanhados pela equipa do Serviço de Educação, que está disponível para esclarecer dúvidas e ajudar o professor a desenvolver com os alunos um trabalho final demonstrativo da aquisição de conhecimentos e conceitos abordados ao longo do ano.

  • Dinamização de eventos

Todos os alunos e professores são estimulados e motivados a envolverem-se em várias ações que decorrem durante o ano, como a comemoração do Dia da Poupança e a Global Money Week com as Olimpíadas de Educação Financeira, bem como a participarem num concurso e numa sessão pública de apresentação de trabalhos realizados por eles, estimulando-se a sua criatividade e participação.