É um projeto de continuidade que reconhece a importância da formação financeira desde o ensino pré-escolar ao ensino básico e secundário. Nasceu de um projeto de investigação ação desenvolvido em colaboração com o Departamento de Museologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, cujo objetivo se centrou na investigação das reais necessidades das escolas da comunidade envolvente da Fundação e na resposta que o Museu poderia dar a essas necessidades sentidas, tendo como ponto de partida a identidade da sua coleção: o dinheiro. O finding desse projeto permitiu diagnosticar, não só a falta de dinheiro, mas também o défice de conhecimentos para o saber gerir.
A educação financeira é hoje reconhecida pelo Governo como uma estratégia prioritária.
O Ministério da Educação incluiu a educação financeira como um dos domínios da Educação para a Cidadania por considerar que a sua concretização no quadro do sistema educativo permite aos jovens a aquisição de conhecimentos e capacidades fundamentais para as decisões que, no futuro, terão que tomar sobre as suas finanças pessoais, além de se gerar um efeito multiplicador de informação e de formação junto das famílias.
A nível internacional, o World Economic Forum considera a literacia financeira como uma das cinco competências essenciais do/a aluno/a do século XXI (Report de março de 2016).
Efetivamente, no contexto atual de volatilidade económica e financeira, e de crescente complexidade na tomada de decisões quotidianas que requerem esta literacia, a capacitação neste domínio é um fator determinante para que os cidadãos, nomeadamente as crianças e jovens, assumam comportamentos financeiros responsáveis. Expectavelmente, estes terão impactos positivos na sua condição de vida presente e futura.
Este projeto vai ao encontro dos objetivos e temas definidos no Referencial de Educação Financeira promovido pelo Plano Nacional de Formação Financeira e pelo Ministério da Educação e Ciência, contribuindo de forma efetiva para a promoção da literacia financeira.
Tem crescido de ano para ano, de forma sustentada, contando com uma adesão cada vez maior por parte dos professores e dos alunos e ultrapassando sistematicamente todas as expetativas.
Veja aqui o vídeo de apresentação do projeto.