Pais, hora de poupar! 6 dicas para o regresso às aulas

  • Publicado em Oct 13, 2022

Setembro exige a muitas famílias particular atenção na gestão financeira. O regresso às aulas faz o verbo “comprar” multiplicar-se entre livros, materiais de desenho, roupas de desporto, calculadoras e tantos outros! Subtrair nas despesas parece um problema de difícil resolução, mas há estratégias que podem ajudar, como as que o No Poupar Está o Ganho lhe sugere neste artigo:

📃Lista, lista, lista. Planear é, muitas vezes, o ponto de partida das nossas dicas de poupança e é natural que assim seja. Afinal, sem materializarmos uma lista de compras e sem definirmos um orçamento máximo, como conseguiremos controlar gastos e assegurar que cobrimos todas as necessidades? Seja abrangente na preparação da lista (é necessário reforçar o guarda-roupa? E o quarto, precisa de um espaço de estudo?), mas rigoroso – nos materiais, confira as recomendações que os Professores transmitem, para evitar adquirir algo que acabe inutilizado na secretária do seu filho!

🔁Segunda mão - a primeira opção. Feita a lista, é necessário decidir o que comprar e onde fazê-lo. Sobretudo, nos itens de maior valor ou com maior período de vida útil, é importante perceber a viabilidade de consegui-los em segunda mão. A roupa que transita entre familiares, a calculadora gráfica que já não é usada por um amigo, o livro de leitura obrigatória que outros já desfolharam, a secretária de que alguém já não precisa…são tantas as famílias que já passaram pelo mesmo tipo de compras escolares que há sempre quem dê, empreste ou venda este tipo de bens. Pergunte aos mais próximos e espreite as lojas de segunda mão, físicas e digitais! Não só estará a poupar como a promover os princípios da economia circular – o ambiente agradece!

🧐O ano passado foi há muito tempo. Para os bens mais pequenos (canetas, lápis, mochila, estojo, materiais de desenho, entre outros), é fundamental rever todos os materiais que sobraram do ano letivo anterior e de que já nem os mais pequenos se lembram bem! Separe cada item em pilhas como “manter”, “doar”, “arranjar”, “vender” e, em último caso, “deitar fora”. O objetivo é reaproveitar (e poupar) ao máximo!

📕Uma dica Mega. Os manuais escolares são uma parte muito significativa das compras escolares. Do 1.º ao 12.º ano, todos os alunos das escolas públicas ou com contrato de associação têm direito a manuais escolares gratuitos, através do sistema de vouchers da plataforma Mega. No final do ano letivo (exceto no 1.º ano), os livros têm de ser devolvidos, o que promoverá também o sentido de responsabilidade e a importância da reutilização junto dos mais novos.

✍️Não se esqueça do NIF. Se, ainda assim, tiver de comprar livros escolares, não se esqueça de pedir fatura com NIF – o gasto vai entrar para as “despesas de educação”, em sede de IRS. São ainda dedutíveis despesas como o refeitório da escola, o pagamento de creches, jardins de infância e escolas, o arrendamento de quartos ou casas a estudantes deslocados, o ensino de línguas, música, canto e teatro, bem como o ATL e as explicações. Regra geral, pode receber até 30% das despesas feitas, até um máximo de 800€.

👦👧 Conte com uma pequena ajuda. É importante que todo este processo de aquisição dos materiais escolares seja feito com quem vai usá-los durante o ano: os mais pequenos! Em casa, envolva a criança na preparação da lista e na revisão dos materiais do ano anterior. Nas lojas ou supermercados, adequando à idade, explique-lhe a importância da comparação de preços ou estabeleça pequenas regras (ao estilo de um jogo), como “apenas comprar um item com o seu desenho animado favorito”.

Pais, prontos para o próximo ano letivo? Nós também! O No Poupar Está o Ganho estará, em breve, de regresso às salas de aula e esperamos partilhar com os vossos educandos aprendizagens financeiras que ficarão para a vida 💰