Fundação Dr. António Cupertino de Miranda junta-se à Semana da Formação Financeira

  • Publicado em Oct 21, 2022

Uma vez mais, a Fundação Dr. António Cupertino de Miranda aderiu às comemorações da Semana da Formação Financeira 2022, a decorrer de 24 a 31 de outubro.

Como forma de assinalar estas datas, a Fundação vai promover diversas atividades, no âmbito dos seus projetos de literacia financeira. Estes programas destinam-se a diversos públicos – da idade escolar aos seniores – e têm como objetivo a capacitação e sensibilização para a gestão consciente e informada do dinheiro e das finanças pessoais.

Através da promoção do conhecimento e da literacia financeira, que sai reforçada durante esta Semana, os projetos da Fundação Dr. António Cupertino de Miranda geram verdadeiro impacto, contribuindo para minimizar contextos de vulnerabilidade social, bem como de risco de exclusão financeira e social.

Eu e a Minha Reforma”: Laboratórios onde a melhor experiência é aprender!

O programa da Fundação Dr. António Cupertino de Miranda dedicado a pessoas com mais de 55 anos e residentes na região Norte vai ter em curso, durante a Semana da Formação Financeira, vários Laboratórios de Literacia Financeira.

Estas sessões de capacitação são desenvolvidas de forma presencial ou à distância, dando aos participantes a oportunidade de melhorar as suas competências financeiras e digitais, bem como de adquirir conhecimentos úteis em áreas como a poupança, planeamento e gestão do orçamento, crédito e endividamento, impostos ou combate à fraude.

Durante esta semana, os participantes vão ser desafiados a aventurarem-se pelo mundo das palavras cruzadas e pelos provérbios portugueses. Estas e outras palavras vão ser dinamizadas ao longo dos Laboratórios de Literacia Financeira, a acontecer no âmbito Semana da Formação Financeira.

Estas ações serão divulgadas no Facebook e Instagram da Fundação.

No Poupar Está o Ganho”: desafiar à descoberta da poupança!

O mais antigo projeto de educação financeira da Fundação Dr. António Cupertino de Miranda não poderia deixar de assinalar esta Semana tão importante! Com a 13.ª edição a iniciar nas escolas, os alunos e professores do “No Poupar Está o Ganho” – do Pré-escolar ao Ensino Secundário - vão ser convidados a responder a um desafio sobre o tema poupança, que será também divulgado no Facebook e Instagram.

Para esta Semana, está ainda prevista uma ação de formação destinada aos docentes cujas turmas estejam inscritas neste projeto de continuidade que, em 12 edições, já chegou a mais de 53.600 alunos.

Por Tua Conta”: ensino profissional também em destaque!

Um dos mais recentes projetos criados pela Fundação Dr. António Cupertino de Miranda é exclusivamente dedicado ao ensino profissional, associando a capacitação financeira à preparação para a transição para a vida adulta e para a entrada no mercado de trabalho.

Durante a Semana da Formação Financeira, à semelhança do “No Poupar Está o Ganho”, todos os alunos e professores inscritos no projeto serão desafiados a participar num desafio alusivo à poupança. Os docentes terão também oportunidade de participar numa ação de formação destinada a prepará-los para a implementação, em sala de aula e ao longo do ano letivo, de conteúdos ligados à literacia financeira.