3 razões que tornam a Economia Circular importante

  • Publicado em Nov 2, 2022

O tema da Economia Circular foi o mais recente a integrar os conteúdos pedagógicos disponíveis na plataforma do No Poupar Está o Ganho. Logo no primeiro ano de implementação (o ano letivo 2021/2022), as turmas aderiram com grande entusiasmo a este tema, que foi mesmo o foco de muitos (e bons!) trabalhos do Concurso Final.

🤔 Mas afinal o que é isto da Economia Circular?

A Economia Circular é um modelo de produção e de consumo, que envolve a reparação, a renovação e a reciclagem de materiais e produtos existentes, enquanto possível. Assim, o ciclo de vida dos produtos é mais alargado. Na prática, este modelo implica a redução do desperdício, permitindo criar mais valor.

🤔 E por que é a Economia Circular tão importante? Apresentamos três (de muitos) motivos!

  1. Neste momento, a taxa de reciclagem, a nível mundial, é de apenas 16%.

Ao longo de várias décadas, o tema da reciclagem tem sido promovido por todo o mundo, mas, infelizmente, as taxas de reciclagem à escala mundial estão presas neste valor. A melhoria do design, das tecnologias e do acesso para a reutilização são aspetos fundamentais para ajudar a colmatar esta lacuna. Contudo, os comportamentos da população são um fator decisivo na mudança para uma economia verdadeiramente circular.

️ Em tua casa fazem reciclagem? E na tua escola?

 

  1. A produção de materiais de uso quotidiano é responsável por cerca de 45% das emissões CO2.

A economia linear (inversa à economia circular), aliada ao aumento da população mundial, resulta numa procura crescente de matérias-primas, muitas delas escassas e finitas. A extração e a utilização destes materiais aumentam o consumo de energia e as emissões de CO2, causando um grande impacto no ambiente. Se forem postas em prática medidas para a promoção de uma conceção mais ecológica e de reutilização, a redução das emissões anuais totais de gases com efeito de estufa vai ser notória.

️ Costumas reutilizar materiais (roupas, materiais escolares, por exemplo) para não ter de comprar novos?

 

  1. Para além da redução das emissões de CO2, a mudança para uma economia circular traz diferentes vantagens, como a redução da pressão sob o ambiente, o aumento da competitividade das empresas, a promoção da inovação e a criação de empregos.

Este modelo de economia acaba por fornecer produtos mais duradouros e inovadores aos consumidores, com vista a melhorar a qualidade de vida, permitindo a poupança a longo prazo.

️ Junta-te a nós na criação de um mundo mais consciente e amigo do ambiente!

 

Sabias que também falamos de economia circular nas nossas redes sociais? Espreita a nossa publicação sobre as razões que a tornam tão importante:

🟦 No Facebook 🟥No Instagram