Gastos de Natal: os 4 erros mais comuns

  • Publicado em Dec 20, 2022

A magia do Natal já se sente no ar! Esta época representa a família, a união e a partilha, mas também um aumento significativo dos gastos das famílias, tanto em presentes, como na preparação da Consoada e do dia de Natal. 

🤔 Mas há alguma solução para reduzirmos os gastos de Natal? 

Claro que sim! Seja qual for a altura do ano, há sempre soluções que podem levar-nos à poupança. Essas estratégias, por exemplo, podem começar com a identificação dos erros que habitualmente se cometem nesta altura de maior consumo. Identificámos quatro erros mais habituais desta época: 

  1. Comprar os presentes em cima da hora 

Se só nesta altura está a pensar nas compras de Natal...aí está o primeiro problema a contornar no próximo ano. As pessoas que têm por hábito deixar a compra dos presentes para os últimos dias ou semanas antes do Natal acabam por gastar uma quantia bastante elevada num só mês, fazendo também gastos menos pensados – as famosas “compras por impulso”. Se, pelo contrário, comprar estes presentes ao longo do ano, quando chegar o Natal já não precisa de se preocupar com este assunto. 

👉 Dica: Aproveite os saldos para “despachar” as prendas de toda a família! 

Se, ainda assim, ainda tem compras por fazer, não desespere: veja os próximos erros e as dicas para contorná-los. 

  1. Não definir um orçamento para os presentes 

Um erro que grande parte das pessoas comete nesta altura do ano é não definir um orçamento para gastar nos presentes para a família e amigos. Se definir o valor que pode e que está disposto a gastar com cada pessoa, torna o processo das compras de Natal mais fácil e menos doloroso para a carteira!  

👉Dica: planear é um dos segredos para fazer uma boa gestão financeira! Faça uma lista das pessoas a presentear e do valor total que pode gastar. 

  1. Não comparar preços 

As compras online são uma realidade cada vez mais presente. Para quem não gosta da confusão dos shoppings nesta época natalícia, comprar online é a opção ideal! Acontece que, muitas vezes, há várias lojas a vender os mesmos artigos a preços diferentes. Tal como nas lojas físicas, também nestes casos é sempre necessário comparar preços, para optarmos pelo melhor negócio! 

👉Dica: Sabia que existem comparadores de preços online que lhe mostram os valores do mesmo produto em várias lojas, sem que tenha de procurá-las uma a uma? 

  1. Oferecer prendas a toda a família e amigos 

Receber algo que foi comprado a pensar em nós é sempre especial, mas também muito dispendioso, quando se trata de dar presentes a toda a família e amigos. Uma forma tentar diminuir os gastos de Natal é “cortar” nos presentes, por exemplo, oferecendo apenas às crianças, que vivem esta época com maior intensidade! 

👉 Dica: um sorteio de amigo secreto entre amigos ou mesmo família também pode ser uma ideia divertida e mais acessível! 

Neste Natal ou nos próximos, evite cometer estes erros! A sua carteira irá agradecer 💸