Croácia já utiliza o Euro. É o 20.º país a fazê-lo!

  • Publicado em Jan 4, 2023

Passaram 10 anos desde que a Croácia entrou na União Europeia, mas só no primeiro dia de 2023 este país passou a usar o Euro como moeda oficial, depois de assegurar os compromissos necessários para esta integração.

A data de 1 de janeiro de 2023 foi também importante para a Croácia por ter passado a integrar o espaço Schengen, a área de livre circulação (sem controlo de fronteiras ou passaportes) entre os países da União Europeia e também Suíça, Noruega, Islândia e Liechtenstein.

O que mudou, na Croácia, com a adoção do Euro?

💶 Passam a ser 20 os países da UE a partilhar a moeda única.

💶 Deixa de ser usada apenas a moeda nacional: a kuna.

💶 Inicia-se um período de transição para que os croatas se adaptem à mudança:

  • Nas primeiras duas semanas, são aceites as duas moedas como meio de pagamento.
  • Até ao final de 2023, todos os bens e serviços têm de ser indicados em kunas e em euros.
  • A taxa de conversão foi fixada em 7,5345 kunas por cada euro.
  • Os benefícios da adesão ao Euro são reconhecidos neste país, mas existe também o receio do aumento do preço dos produtos e serviços – um receio igualmente sentido em Portugal, aquando da entrada do Euro, em 2022. Em novembro, devido  aos impactos da guerra na Ucrânia, a taxa de inflação da Croácia era já de 13,5% (superior à média de 10% da zona euro).

Comparação de alguns dados económicos entre Portugal e a Croácia

Com esta nova entrada para o grupo dos países da “moeda única”, Portugal e Croácia passam a partilhar a mesma moeda, tal como os restantes 18 países que usam o euro. Mostramos alguns dados comparativos entre as economias portuguesa e croata, que têm em comum, por exemplo, a importância do setor do Turismo.