O que é um planeamento financeiro e porque precisamos dele em 2023?

  • Publicado em Jan 13, 2023

O que é um planeamento financeiro e porque precisamos dele em 2023?

Se falarmos em “planeamento financeiro” ou em “orçamento”, poderá parecer um tema aborrecido, com imensos números e regras complicadas. Mais ainda se dissermos que este planeamento pode ser para o ano todo, porque vai parecer demasiado tempo.

Mas as finanças não são coisas de especialistas?! Não necessariamente! No No Poupar Está o Ganho, ajudamos professores e alunos, desde cedo, a começar a aprender mais sobre o valor do dinheiro, o consumo responsável e a poupança.

Vamos, então, ao nosso planeamento financeiro para 2023?

O que é um planeamento financeiro ou orçamento?

Um orçamento ou planeamento serve para conhecermos os rendimentos e as despesas, num certo período de tempo, garantindo uma melhor gestão e um melhor equilíbrio entre ambos.

Como podemos fazer um planeamento financeiro?

Devemos começar por conhecer os nossos rendimentos e as nossas despesas:

💶 Rendimento: dinheiro que se recebe, como por exemplo o salário. Devemos apontar num caderno, ou num ficheiro Excel em que meses vamos receber essas quantias e quanto vamos receber.

💶 Despesas: quantia de dinheiro que gastamos. Devemos prever também alguma quantia para despesas imprevistas!

💶 Devemos ter em atenção que existem as despesas fixas (aquelas que já sabemos que vamos ter, como a renda a da Casa, por exemplo) e as despesas variáveis, que vão mudando (por exemplo, a conta do supermercado).

💶 Não nos devemos esquecer de algo muito importante: existem despesas essenciais - aquelas que temos mesmo de fazer, porque são necessidades, como pagar a conta da eletricidades - e as despesas supérfluas, que são desejos não essenciais (comprar uns sapatos, por exemplo).

Se planearmos os nossos rendimentos e as nossas despesas, chegamos ao saldo (a diferença entre o que se ganha e o que se gasta, ou seja, o que se poupa).

Mas por que precisamos de fazer um planeamento financeiro?

Planear garante que temos uma previsão do que podemos e devemos gastar e quanto conseguimos poupar. Esta poupança é muito importante, pois permite-nos juntar uma quantia maior para um objetivo que envolva uma despesa maior.

Comprar um computador, fazer um passeio com a família podem ser alguns objetivos de poupança. Que tal começar a poupar em 2023 para concretizá-los?

Convencidos a experimentar e a planear as despesas e os rendimentos? Desafiamos todos os professores a ajudar também os seus alunos a fazer o planeamento financeiro para 2023.

No planear também está o ganho! Bom ano