Dia Internacional da Proteção de Dados: temos dicas para ti!

  • Publicado em Jan 27, 2023

A 28 de janeiro comemora-se o Dia Internacional da Proteção de Dados. Instituída desde 2006, pelo Conselho da Europa, esta data tem como objetivo consciencializar os utilizadores acerca a privacidade e segurança da informação no mundo digital.

Seja no computador ou no telemóvel, em casa, na escola ou em qualquer outro lugar, estamos mais “conectados” digitalmente e, por isso, estamos também mais vulneráveis a situações como o roubo de dados ou a fraude – “esquemas” enganadores que nos levam, muitas vezes, a perder dinheiro.

Aproveitando esta data especial – e porque também o nosso projeto se desenvolve numa plataforma digital (totalmente segura, claro) – queremos deixar-te algumas dicas sobre o que fazer e não fazer, de forma a conseguires proteger a tua identidade online.

 

😱 O que não fazer:

O mais importante é não enviar a estranhos (pessoas que só conheces online contam como estranhos) nem colocar em plataformas que não confias informações como:

👉 Morada de casa ou da escola (nem mesmo dizer algo como “ando na escola de…e o nome da localidade”, porque torna mais fácil identificar os locais onde costumas estar)

👉 Contactos telefónicos teu ou da tua família

👉 Dados que ajudem a identificar-te, como o número do Cartão de Cidadão

👉 Dados bancários da tua família

👉 Fotografias

👉 Passwords

 

O que fazer:

O melhor conselho é mesmo “pensar duas vezes”! O que quer isso dizer? Então, sempre que te vires perante uma situação de dúvida (isto é, em que não sabes se uma plataforma é segura ou se a pessoa com quem estás a ter contacto é de confiança), mas vale mesmo parar e…

👉 Pedir ajudar a um familiar ou professor

👉 Não clicar em e-mails, sites ou links que possam parecer suspeitos

👉 Não repartilhar ofertas, informações, notícias ou promoções que possam ser falsas (normalmente, são ofertas “demasiado boas” que nos levam a cair em esquemas de fraude)

👉 Não fazer compras online sem ajuda de um adulto

 

Online, estamos em contacto com tanta informação e de forma tão rápida que, mesmo quando achamos que estamos totalmente seguros, facilmente podemos cruzar-nos com “perigos digitais”!

Quando precisares, utiliza sempre sites oficiais e com informação fidedigna! No nosso, já sabes que podes sempre confiar