Desafio de março: nada se cria, nada se perde, tudo se transforma!

  • Publicado em Mar 23, 2023

Assinala-se, esta semana, a Global Money Week – uma campanha de consciencialização financeira, organizada pela Rede Internacional de Educação Financeira da OCDE, que, todos os anos, quer pôr crianças e jovens a refletir sobre questões financeiras, meios de subsistência e empreendedorismo. “Planeia o teu dinheiro, planta o teu futuro” é o tema da edição deste ano.

Uma vez mais, o No Poupar Está o Ganho associa-se à comemoração desta iniciativa! Como? Lançando mais um desafio a todas as turmas que integram o projeto. Desta vez, o objetivo passa por compreender a economia circular…vamos a isso?

 

🔁 Economia Circular: o que é?

Já sabemos que os recursos financeiros e os recursos naturais não são infinitos e, por isso, devem ser bem geridos. A economia circular apresenta-se como uma forma de consegui-lo!

A economia circular é a alternativa à economia linear (extrair, produzir e descartar), cuja proposta se baseia nos ciclos da Natureza, onde “nada se cria, nada se perde, tudo se transforma” (como declarou o famoso químico Lavoisier). O principal objetivo é travar a destruição do ambiente, mas não podemos esquecer-nos que também tem grandes vantagens na gestão do dinheiro das empresas e dos consumidores, que somos todos nós.

 

🏆 Descobre o desafio de março!

Apostar na economia circular é apostar num futuro sustentável e na gestão saudável do dinheiro. Por isso, criámos diferentes desafios para cada ciclo de ensino, devidamente adaptado em linguagem e conhecimentos.

👉 Pré-escolar e 1.º e 2.º anos do 1.º ciclo: trazer de casa embalagens de produtos já utilizados e que poderiam acabar no contentor do vidro, do plástico ou do cartão. Com ajuda do(a) professor(a) e colegas, pensar numa nova função para lhes dar. Registar o processo de transformação da embalagem, tirando fotografias do antes e do depois.

👉 3.º e 4.º anos do 1.º ciclo e 2.º ciclo: criar um cartaz ou um vídeo em que se apresentem dicas sobre a relevância de Reduzir, Reutilizar e Reciclar (os 3 R’s da Sustentabilidade), para investir num futuro melhor. Todos precisamos de ideias que deem frutos!

👉 3.º ciclo: criar um cartaz ou um vídeo para apresentar na escola os benefícios da economia circular no ambiente e no orçamento de cada um.

👉 Ensino Secundário: Pensar nas etapas da economia circular e propor alterações que permitam fazer a transição entre a economia linear e a economia circular, através de uma apresentação ou um pequeno vídeo.

 

Acede à plataforma digital do No Poupar Está o Ganho para saber mais sobre a economia circular e, depois, começa a criar! No final, os professores podem enviar-nos os trabalhos, através do e-mail [email protected], para serem publicados no Facebook e Instagram do No Poupar Está o Ganho.