Concurso Final: regulamento e pré-inscrições disponíveis!

  • Publicado em Apr 6, 2023

Terminou o 2.º período e, claro, Professores e alunos começam a perspetivar o fim do ano letivo 2022/2023. Deste lado, também já estamos a pensar em celebrar o final das atividades letivas do No Poupar Está o Ganho da melhor forma que sabemos: com o nosso Concurso Final! Prontos para as novidades? 

 

🧐 O que é o Concurso Final? 

Esta é a maior competição interturmas lançada, anualmente, pela Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, no âmbito do No Poupar Está o Ganho. 

Ligando criatividade e aprendizagem, cada turma inscrita no projeto, do Pré-Escolar ao Ensino Secundário, é convidada a submeter um trabalho sobre uma das temáticas de literacia financeira abordadas no No Poupar Está o Ganho, ao longo do ano letivo. 

Os trabalhos são avaliados por um júri e, no final, há prémios para os vencedores de cada ciclo de ensino e são ainda entregues dois prémios especiais: Seguros, em parceria com a Associação Portuguesa de Seguradores, e Economia Circular, em conjunto com o Banco Europeu de Investimento. 

 

📝 Como decidir que trabalho fazer? 

Existem duas regras essenciais: 

  • Os trabalhos devem estar ligados a temáticas de educação financeira. 

  • O tempo limite para a apresentação dos trabalhos, independentemente do suporte, é de 3 minutos. 

 

Depois, é a imaginação e empenho de cada turma que vai ditar o tema e o formato do seu trabalho! Podem ser usados desde suportes físicos (pinturas, colagens, desenhos), suportes informáticos ou multimédia (apresentações, vídeos, curtas-metragens ou reportagens) ou mesmo artes performativas (peça de teatro, música, dança). 

 

PRECISAM DE INSPIRAÇÃO? 

Vejam a emissão especial de apresentação de vencedores do ano letivo 202/2022. 

 

🗓️ Quais as datas do Concurso Final? 

Esta é a data principal a decorar: 8 de maio. Até este dia, todos os trabalhos devem ser entregues! Depois da avaliação do júri, os vencedores serão anunciados em junho de 2023, em data a anunciar. 

 

👩‍💻 Onde posso saber mais? 

Na nossa plataforma preferida: a do No Poupar Está o Ganho! Após fazerem login com os acessos habituais, os Professores já podem: 

  • Encontrar o regulamento da competição: ver “Material de apoio” e seguir para “Regulamentos” 

  • Fazer a pré-inscrição da turma no concurso: ir a “Concurso Trabalho Final” e clicar em “Pré-inscrição” 

  • Submeter o trabalho da turma, quando estiver concluído: ir a “Concurso Trabalho Final” e clicar em “Submissão” 

 

Aguardamos pelos trabalhos das vossas turmas, que vão, certamente, surpreender-nos pela originalidade e, claro, pela aplicação dos conhecimentos, competências e comportamentos ligados à literacia financeira! Boa sorte a todos 🍀