Dia Mundial das Competências dos Jovens: que competências desenvolvem os nossos alunos?
- Publicado em 14 julho 2023
Apesar do papel fundamental que os jovens têm para o desenvolvimento sustentável das sociedades, uma grande maioria encontra-se numa situação precária de emprego ou de pouca qualificação. Assim, o aumento da educação e da formação é essencial.
O tema deste ano, “Capacitar professores, formadores e jovens para um futuro inovador”, destaca o papel que os Professores e outros educadores desempenham na aquisição de competências dos jovens, para que estes possam entrar no mercado de trabalho e participar ativamente na sociedade.
👩🏫👨🎓 O caso do No Poupar Está o Ganho
No mais antigo projeto de educação financeira da Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, também acreditamos que um “futuro inovador” depende da capacitação de Professores e jovens. Ao longo de cada ano letivo e através da literacia financeira, quem ensina também aprende…e vice-versa!
Por isso, tanto aos mais pequenos como aos mais velhos, o No Poupar Está o Ganho garante todos os recursos pedagógicos para que desenvolvam as suas funções e competências ao máximo!
👩🏫 Os Professores são acompanhados pela Fundação e têm acesso a planos de aulas e ações de formação.
👨🎓 Os alunos são apoiados não apenas na melhoria dos conhecimentos, mas também no desenvolvimento de competências e comportamentos que são aplicáveis a muitas outras vertentes das suas vidas. Assim, acreditamos que os alunos que passam pelo projeto desenvolvem diversas capacidades úteis para o seu dia-a-dia e futuro.
🤔 Mas afinal que competências adquirem os nossos alunos?
👉 À-vontade para falar em público, promovido em desafios e em competições interturmas, como o Concurso Final, que levam os alunos a expor o seu conhecimento
👉 Competências informáticas e tecnológicas, desenvolvidas com base na plataforma digital que guia todo o projeto
👉 Sentido de partilha, motivado por conceitos como a economia circular
👉 Respeito pelo próximo, aumentado a noção de que a capacidade financeira não é igual para todos
👉 Relações de amizade entre turma, envolvendo alunos e Professores em aprendizagens conjuntas
👉 Relações mais empáticas a nível familiar, aumentando a compreensão pelas decisões financeiras da família
👉 E, a mais importante, a poupança, que proporciona, direta ou indiretamente, o desenvolvimento de todas estas competências!
Através do No Poupar Está o Ganho, a Fundação contribui para que, no futuro, os nossos jovens sejam adultos informados, conscientes e ativos na sociedade!
Interessado em fazer parte do No Poupar Está o Ganho?
Os Professores que queiram integrar a 14.ª edição deste projeto de literacia financeira dedicado aos alunos do Ensino Pré-escolar ao Secundário já podem fazer a pré-inscrição da sua turma aqui!