No Poupar Está o Ganho: o que dizem os professores sobre a última edição?

  • Publicado em 01 setembro 2023

O No Poupar Está o Ganho assinalou, no ano letivo 2022/2023, a sua 13ª edição. Esta foi a edição mais participada de sempre, tendo contado com o envolvimento de 60 municípios, 18 mil alunos e mais de 800 professores! 

E é sobre estes últimos que vamos falar hoje, pois são uma parte vital do No Poupar Está o Ganho. Com o intuito de avaliar a implementação do projeto e o seu impacto, levou-se a cabo, no final do último ano letivo, um inquérito direcionado aos docentes das turmas participantes neste projeto de literacia financeira. Estes foram os resultados: 

🧑‍🏫 Sessões de capacitação para docentes

Os docentes que participaram nas ações de capacitação revelaram-se muito satisfeitos, avaliando-as com 90 pontos, numa escala de 0 a 100. Para além disso, consideraram que estas ações “permitiram bastante”: aprofundar conhecimentos sobre a plataforma e sobre questões financeiras, conhecer métodos de aprendizagem alternativos, desenvolver competências pedagógicas e valorizar o currículo.  

📈 Regularidade de implementação do projeto  

Mais de 56% dos docentes afirmaram implementar o projeto uma vez por semana ou mais, demonstrando a sua pertinência na aprendizagem e desenvolvimento dos alunos. 

📚 Módulos abordados  

Os principais módulos abordados pelos professores com as suas turmas foram: planeamento e gestão do orçamento (95,8%), sistemas e produtos financeiros (68,0%) e poupança (64,4%), refletindo a importância atribuída a esses temas no contexto da educação financeira.  

💻 Utilização dos recursos educativos  

O No Poupar Está o Ganho disponibiliza a professores e alunos diversos recursos pedagógicos para apoiar a implementação do projeto ao longo do ano letivo. 

👉 Cerca de 45% dos docentes afirmaram utilizar tanto a plataforma educativa, como os cadernos de educação financeira uma vez por semana ou mais.  

👉 A maioria dos docentes afirmaram ter utilizado planos de aula (61,2%) e fichas de atividades (89,0%) como ferramentas de dinamização. 

👉 Os professores consideraram que estas ferramentas são bastante úteis para apoiar a implementação e dinamização do projeto.  

🏫 Visita ao Museu do Papel Moeda  

Os docentes consideraram que os seus alunos gostaram muito da visita presencial ao Museu do Papel Moeda e gostaram bastante da visita em formato online. Esta visita guiada, realizada na Fundação Dr. António Cupertino de Miranda ou digitalmente, foi disponibilizada a todas as turmas participantes. 

👦👧 Perceção do impacto nos alunos 

👉 84,8% dos docentes consideraram que os seus alunos gostaram muito ou muitíssimo de participar no projeto. 

👉 Mais de 75% consideraram que os seus alunos aprenderam muitas ou muitíssimas coisas novas.  

👉 Relativamente ao início do ano, os professores consideraram que os seus alunos estavam no final do ano mais conscientes, mais curiosos, mais interessados, mais motivados e mais preparados para lidarem com as questões financeiras.  

👉 Consideraram também que este projeto ajudou bastante os seus alunos a melhorarem as suas competências financeiras, bem como competências de trabalho em grupo, resolução de problemas, tomada de decisão e Matemática. 

👉 Os docentes constataram também mudanças ao nível do comportamento dos alunos, tendo concluído que o projeto os ajudou bastante a aprenderem a fazer escolhas com base na decisão do que é supérfluo ou essencial, adquirirem consciência do custo de determinados produtos e/ou bens, adquirirem uma maior empatia relativamente a decisões financeiras familiares, resistirem às compras por impulso, aprenderem a tomar decisões de compra com base na comparação/análise de preços, aprenderem a definir objetivos de poupança e adquirirem hábitos de poupança. 

👉 De acordo com os docentes, o No Poupar Está o Ganho também contribuiu bastante para a promoção de metodologias de trabalho práticas na educação, promoção do sucesso escolar e promoção do bem-estar dos alunos.  

👉 Para além disso, também consideraram que este projeto contribuiu bastante para a promoção do envolvimento familiar e para a discussão desta temática no seio da família

💓 As conclusões (e a satisfação) globais! 

👉 Mais de 70% dos docentes consideraram que este projeto promoveu bastante ou muito o desenvolvimento global dos seus alunos.  

👉 Para mais de 85% dos docentes foi bastante importante ou muito importante fazer parte deste projeto. 

Obrigado a todos os professores pela avaliação tão positiva e, sobretudo, pelo entusiasmo e empenho com que abraçam o No Poupar Está o Ganho, contribuindo para o sucesso de cada edição!  

Está interessado em fazer parte da 14.ª edição no próximo ano letivo? As pré-inscrições continuam disponíveis aqui, para professores que já tenham ou não participado no projeto anteriormente! 

Juntos, levamos mais longe a literacia financeira! 💪