No Poupar Está o Ganho: o que dizem os professores sobre a última edição?
- Publicado em 01 setembro 2023
O No Poupar Está o Ganho assinalou, no ano letivo 2022/2023, a sua 13ª edição. Esta foi a edição mais participada de sempre, tendo contado com o envolvimento de 60 municípios, 18 mil alunos e mais de 800 professores!
E é sobre estes últimos que vamos falar hoje, pois são uma parte vital do No Poupar Está o Ganho. Com o intuito de avaliar a implementação do projeto e o seu impacto, levou-se a cabo, no final do último ano letivo, um inquérito direcionado aos docentes das turmas participantes neste projeto de literacia financeira. Estes foram os resultados:
🧑🏫 Sessões de capacitação para docentes
Os docentes que participaram nas ações de capacitação revelaram-se muito satisfeitos, avaliando-as com 90 pontos, numa escala de 0 a 100. Para além disso, consideraram que estas ações “permitiram bastante”: aprofundar conhecimentos sobre a plataforma e sobre questões financeiras, conhecer métodos de aprendizagem alternativos, desenvolver competências pedagógicas e valorizar o currículo.
📈 Regularidade de implementação do projeto
Mais de 56% dos docentes afirmaram implementar o projeto uma vez por semana ou mais, demonstrando a sua pertinência na aprendizagem e desenvolvimento dos alunos.
📚 Módulos abordados
Os principais módulos abordados pelos professores com as suas turmas foram: planeamento e gestão do orçamento (95,8%), sistemas e produtos financeiros (68,0%) e poupança (64,4%), refletindo a importância atribuída a esses temas no contexto da educação financeira.
💻 Utilização dos recursos educativos
O No Poupar Está o Ganho disponibiliza a professores e alunos diversos recursos pedagógicos para apoiar a implementação do projeto ao longo do ano letivo.
👉 Cerca de 45% dos docentes afirmaram utilizar tanto a plataforma educativa, como os cadernos de educação financeira uma vez por semana ou mais.
👉 A maioria dos docentes afirmaram ter utilizado planos de aula (61,2%) e fichas de atividades (89,0%) como ferramentas de dinamização.
👉 Os professores consideraram que estas ferramentas são bastante úteis para apoiar a implementação e dinamização do projeto.
🏫 Visita ao Museu do Papel Moeda
Os docentes consideraram que os seus alunos gostaram muito da visita presencial ao Museu do Papel Moeda e gostaram bastante da visita em formato online. Esta visita guiada, realizada na Fundação Dr. António Cupertino de Miranda ou digitalmente, foi disponibilizada a todas as turmas participantes.
👦👧 Perceção do impacto nos alunos
👉 84,8% dos docentes consideraram que os seus alunos gostaram muito ou muitíssimo de participar no projeto.
👉 Mais de 75% consideraram que os seus alunos aprenderam muitas ou muitíssimas coisas novas.
👉 Relativamente ao início do ano, os professores consideraram que os seus alunos estavam no final do ano mais conscientes, mais curiosos, mais interessados, mais motivados e mais preparados para lidarem com as questões financeiras.
👉 Consideraram também que este projeto ajudou bastante os seus alunos a melhorarem as suas competências financeiras, bem como competências de trabalho em grupo, resolução de problemas, tomada de decisão e Matemática.
👉 Os docentes constataram também mudanças ao nível do comportamento dos alunos, tendo concluído que o projeto os ajudou bastante a aprenderem a fazer escolhas com base na decisão do que é supérfluo ou essencial, adquirirem consciência do custo de determinados produtos e/ou bens, adquirirem uma maior empatia relativamente a decisões financeiras familiares, resistirem às compras por impulso, aprenderem a tomar decisões de compra com base na comparação/análise de preços, aprenderem a definir objetivos de poupança e adquirirem hábitos de poupança.
👉 De acordo com os docentes, o No Poupar Está o Ganho também contribuiu bastante para a promoção de metodologias de trabalho práticas na educação, promoção do sucesso escolar e promoção do bem-estar dos alunos.
👉 Para além disso, também consideraram que este projeto contribuiu bastante para a promoção do envolvimento familiar e para a discussão desta temática no seio da família.
💓 As conclusões (e a satisfação) globais!
👉 Mais de 70% dos docentes consideraram que este projeto promoveu bastante ou muito o desenvolvimento global dos seus alunos.
👉 Para mais de 85% dos docentes foi bastante importante ou muito importante fazer parte deste projeto.
Obrigado a todos os professores pela avaliação tão positiva e, sobretudo, pelo entusiasmo e empenho com que abraçam o No Poupar Está o Ganho, contribuindo para o sucesso de cada edição!
Está interessado em fazer parte da 14.ª edição no próximo ano letivo? As pré-inscrições continuam disponíveis aqui, para professores que já tenham ou não participado no projeto anteriormente!
Juntos, levamos mais longe a literacia financeira! 💪