Porto: há 14 anos a fazer parte da família do No Poupar Está o Ganho

  • Publicado em 02 novembro 2023

Com o início de mais uma edição do projeto de literacia financeira para alunos do Pré-escolar ao Ensino Secundário, temos vindo a anunciar os municípios que se juntam, pela primeira vez, à família do No Poupar Está o Ganho e aqueles que repetem a participação (descobre quais são aqui). Mas há um município que está com a Fundação Dr. António Cupertino de Miranda desde o início…

O Porto não só é a casa da Fundação Dr. António Cupertino de Miranda como foi o município pioneiro do No Poupar Está o Ganho. Em 2009, foi aqui que foram dados os primeiros passos do projeto que, hoje, tem uma dimensão nacional e chegou a mais de 70 mil crianças e jovens.

Também no Porto milhares de alunos de diversas idades já aprenderam sobre poupança, planeamento e gestão do orçamento familiar, entre tantos outros temas de literacia financeira. Conhece a história desta longa parceria!

No Poupar Está o Ganho no Município do Porto

👉 Desde 2009, o município do Porto já contou com a participação de mais de 10.000 alunos.

👉 Na 14.ª edição, o Porto vai ter mais de 70 turmas integradas no projeto.

👉 Nas últimas três edições, o município do Porto teve 1 vencedor nacional e 14 vencedores municipais nas Olimpíadas de Educação Financeira.

👉 Também 4 turmas foram vencedoras municipais nas últimas três edições do Concurso Final. A nível nacional, o Porto alcançou 2 prémios e 2 menções honrosas.

Outros projetos no Município do Porto

👉 O município do Porto esteve também nas primeiras edições de outros projetos da Fundação: o Eu e a Minha Reforma e, através da Área Metropolitana do Porto, o Por Tua Conta.

Municípios diferentes, objetivos comuns

Tal como nos outros municípios onde é ou já foi implementado, o No Poupar Está o Ganho leva os alunos do Porto a desenvolverem competências financeiras que lhes permitam tomar melhores decisões, bem como competências sociais, tais como trabalho em equipa, autonomia, responsabilidade, criatividade e, ainda, a empatia perante as decisões financeiras familiares.

E, como os professores são tão importantes como os nossos alunos, o No Poupar Está o Ganho apoia-os, através de formações e de materiais disponíveis na plataforma digital, a integrar nas suas aulas a educação financeira, obrigatória no Ensino Básico.

O município do Porto continua a levar mais longe a literacia financeira! Mas não é o único…não te esqueças de passar no nosso Instagram e Facebook para descobrires quem se junta à viagem mágica que é o No Poupar Está o Ganho 🪄