Planeamento financeiro: o que explicar aos mais pequenos
- Publicado em 05 janeiro 2024
A chegada de um novo ano traz uma oportunidade para um momento de reflexão, incluindo, sobre a situação financeira individual. Claro que a instabilidade económica que vivemos pode gerar alguma ansiedade financeira, quando pensamos no novo ano. Como contrariá-la? Planeando, tal como explicamos neste artigo 👇
Planeamento financeiro: o que explicar aos mais pequenos
Conhecer os rendimentos e despesas individuais é fundamental.
👉 Rendimento: o dinheiro recebido ao longo do ano – prendas de Natal e aniversário, mesada, pequenas tarefas, etc. Apontar em que meses vão receber e qual o valor.
👉 Despesas: o dinheiro gasto – cartão da escola, prendas, saídas com amigos, entre outros. Apontar também o que preveem gastar.
💶 Não esquecer! As despesas podem ser fixas (aquelas que são iguais todos os meses) ou variáveis (que vão mudando todos os dias).
💶 As despesas também podem ser essenciais – aquelas que são mesmo necessárias (comprar material escolar quando preciso) – e supérfluas, gastos que se realizam de forma a satisfazer algum desejo (comprar um chocolate).
Planear as despesas e os rendimentos permite encontrar o saldo – a diferença entre o que se ganha e o que se gasta. Uma dica: os alunos podem poupar uma parte deste saldo para que, no final do ano, consigam concretizar um objetivo que envolva uma despesa maior, como comprar um jogo ou fazer um passeio em família!
Planear garante uma previsão do que se pode gastar e quanto se consegue poupar. Se este se tornar um hábito, os alunos vão conseguir gerir melhor as suas finanças e crescer enquanto adultos responsáveis, conscientes e com saúde financeira.
Porque, afinal, no planear também está o Ganho! Contamos consigo para levar mais longe a literacia financeira? Bom ano 🌟