Seguros: o vídeo da sua turma pode valer um prémio!

  • Publicado em Feb 14, 2024

Periodicamente, o No Poupar Está o Ganho lança desafios que levam as turmas a aplicarem os seus conhecimentos financeiros de forma criativa. O mais recente desafio é sobre seguros! Para os mais velhos, há um concurso de vídeos a decorrer. Sairá a sua turma vencedora?

Na plataforma educativa do No Poupar Está o Ganho, já pode encontrar o nosso desafio dedicado aos seguros. Desde o Pré-escolar ao Ensino Secundário, todos os ciclos de ensino têm uma sugestão de atividade adaptada em conteúdos e linguagem ao nível de conhecimentos. Descubra desde já o que vai encontrar:

Pré-escolar e 1º ciclo (1º e 2º ano)

Proteção é sempre a melhor solução! Numa ficha que pode imprimir e distribuir pela turma, propomos que cada aluno ligue as imagens de uma situação de risco à respetiva ação de proteção (ex. Um escaldão – Protetor solar). No final, pode partilhar connosco os trabalhos dos seus alunos, através da plataforma educativa.

1º ciclo (3º e 4º ano)

Para este desafio propomos:

👉 Relembrar as noções sobre seguros no site do projeto.

👉 Testar os conhecimentos com o jogo Situação Imprevista? Seguro à vista! Um jogo que envolve mímica e pensamento rápido.

Para que possa explicar aos alunos este jogo, partilhámos na plataforma digital um guia com exemplos de situações imprevistas. Para mais tarde relembrar, faça um vídeo das atuações dos seus alunos e partilhe connosco.

2.º e 3.º Ciclo:

👉Em pequenos grupos, os alunos são convidados a preparar e gravar um vídeo até 90 segundos.

👉 O objetivo do vídeo passa por explicar características ou conhecimentos ligados a um determinado tipo de seguro, à escolha dos alunos.

Ensino Secundário:

👉Também aqui os alunos são convidados a gravar um vídeo, em pequenos grupos. Porém, o tema é diferente.

👉 Os alunos devem imaginar que estão a colaborar com a Polícia de Segurança Pública (PSP) numa campanha de sensibilização da comunidade escolar para o bom uso de bicicletas e trotinetes. No seu vídeo, podem ter por base as seguintes perguntas: “Que medidas e comportamentos de prevenção do risco poderemos sugerir? Seria importante as pessoas terem de contratar um seguro? Porquê?”

📢 Atenção: estes vídeos vão entrar num concurso interturmas! Como participar?

👉 Os vídeos devem ser submetidos na plataforma até 29 de fevereiro, com a indicação do nome do grupo, da turma e da escola.

👉 A 4 de março, às 10h, os vídeos ficam disponíveis no canal de Youtube da Fundação Dr. António Cupertino de Miranda para votação. Cada 👍 representa um voto.

👉 As votações terminam dia 8 de março, pelas 16h. O trabalho vencedor (aquele que tiver mais likes) será anunciado no Instagram e Facebook do projeto e, de seguida, entraremos em contacto com o Professor para agilizar a entrega do prémio.

👉 Os trabalhos classificados até ao 5.º lugar também terão um destaque nas redes sociais!

Contamos com a sua turma para nos ajudar a divulgar a importância dos seguros? Boa sorte e divirtam-se 🌟