Dia Mundial dos Direitos do Consumidor: hoje o dia é dedicado a si e aos seus alunos!
- Publicado em 15 março 2024
15 de março de 1983 – celebrou-se o Dia dos Direitos do Consumidor pela primeira vez. Inspirada por um discurso de John F. Kennedy, esta data assinala a importância da defesa constante dos direitos ligados ao consumo, promovendo a consciencialização de todas as partes sobre o que a lei prevê. Saiba quais os principais direitos do consumidor neste artigo e partilhe com a sua turma. 👇
Recordando a história…
A 15 de março de 1962, o antigo presidente norte-americano John F. Kennedy discursou no Congresso dos Estados Unidos da América sobre a importância da defesa dos direitos do consumidor, frisando a relevância da segurança, da informação, da liberdade de escolha e de ser ouvido.
“Todos somos consumidores” – estas palavras deram origem a debates por todo o mundo, tendo sido importantes para a criação de leis para a defesa dos consumidores. Duas décadas depois, em 1983, foi criado o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor.
Mas afinal, quais são estes direitos?
👉 Direito à proteção da saúde e segurança
👉 Direito à qualidade dos bens ou serviços
👉 Direito à proteção dos interesses económicos
👉 Direito à prevenção e reparação de prejuízos
👉 Direito à informação e educação
👉 Direito à representação e consulta
👉 Direito à proteção jurídica e a uma justiça acessível
Enquanto consumidores, de que forma podemos proteger os nossos direitos?
👉 Devemos ler com atenção todas as informações e condições antes de comprar ou usufruir de um produto ou serviço.
👉 Antes de assinar qualquer contrato, devemos lê-lo na íntegra e, caso não compreendamos tudo o que está escrito, devemos pedir tempo para ponderar e/ou pedir ajuda para esclarecer as questões.
👉 As condições e premissas de qualquer serviço devem ser pedidas por escrito (orçamento, datas, etc.).
👉 Devemos pedir comprovativos, como recibos e cópias de contratos.
👉 É importante informarmo-nos como, onde e até quando se pode fazer uma reclamação ou alguma troca ou devolução.
E a Fundação Dr. António Cupertino de Miranda? Como promove estes direitos?
O tema dos direitos e deveres dos consumidores é essencial para nós! Das crianças em idade escolar aos seniores, passando pelos jovens e adultos, todos os que integram os nossos programas têm contacto com este tema, incluindo as turmas do No Poupar Está o Ganho.
Falar destes direitos é uma necessidade cada vez mais premente tendo em conta:
👉 Os baixos níveis de literacia financeira ainda existentes em Portugal.
👉 A importância de formar consumidores mais informados e conhecedores.
👉 A necessidade de assegurar aos consumidores informação credível e isenta sobre temas financeiros.
👉 A proliferação de esquemas de burla e fraude, que exigem atenção redobrada aos consumidores.
Uma nota para partilhar com os seus alunos: devemos lutar pelos nossos direitos e deveres enquanto consumidores, não só nesta data especial, mas todo o ano. E não esquecer: todos temos direito também à literacia financeira!