Global Money Week: na semana dedicada à educação financeira trazemos um novo desafio!

  • Publicado em Mar 18, 2024

Esta semana assinala-se a Global Money Week, campanha internacional de sensibilização dos jovens para a importância das questões financeiras. O mote perfeito para lançarmos o desafio: criar um mural no Museu do Papel Moeda com provérbios enviados pelas turmas do No Poupar Está o Ganho! Temos a certeza de que a sua turma não vai querer ficar de fora. Descubra como participar 👇

Sabedoria popular, poupança e Museu do Papel Moeda: conheça o desafio que temos para a sua turma!

Nos ditados populares encontramos conselhos úteis para a vida, em geral, e financeira, em particular! Por isso, o No Poupar Está o Ganho desafia as turmas a descobrirem ditados relacionados com o dinheiro e a poupança.

Como participar no desafio?

👉 Aceder à plataforma com os dados habituais. No menu à esquerda, ir a “Desafios” e ver a nossa proposta de atividade.

👉 Individualmente ou em grupo, os seus alunos devem adivinhar quais os ditados populares representados no desafio através de emojis – uma linguagem que os mais novos conhecem bem.

🐔 Deixamos uma pista: grão a grão…

👉 Depois de descobertos todos dos ditados, cada aluno ou grupo deve escolher um dos ditados ou pesquisar outros relacionados com os temas do No Poupar Está o Ganho. Escolhido o provérbio favorito, podem fazer duas coisas:

👉 Elaborar um cartaz com o ditado escolhido e a explicação do seu significado. Podem usar a imagem de base disponibilizada junto do desafio ou consultar o site da Global Money Week, para mais inspirações.

👉 Gravar um vídeo curto (30 segundos) com a representação do ditado escolhido.

👉 Por último, os professores devem carregar os cartazes ou vídeos elaborados pela sua turma na plataforma educativa do No Poupar Está o Ganho. Os cartazes serão afixados no mural no Museu do Papel Moeda, para que todos os alunos que o visitem possam apreciar e aprender! Já os vídeos, serão partilhados nas redes sociais do projeto.

Global Money Week: o que é?

Este desafio é lançado a propósito da Global Money Week e, por isso, explicamos-lhe o que é esta Semana Mundial do Dinheiro.

Esta campanha anual dinamizada pela Child & Youth Finance International (CYFI) é assinalada, este ano, de 18 a 24 de março. Recorda-nos a importância de garantir que crianças e jovens têm acesso a uma educação financeira de qualidade, tornando-os capazes de tomar decisões inteligentes, para que, no futuro, possam contribuir para uma maior resiliência e bem-estar financeiros.

Ao longo de 11 edições, a Global Money Week já chegou a mais de 60 milhões de crianças e jovens em 176 países. “Protege o teu dinheiro, assegura o teu futuro” é o mote da 12.ª edição.

A cada ano, a Fundação Dr. António Cupertino de Miranda abraça a iniciativa da Global Money Week, enquanto entidade que contribui para a capacitação financeira de vários públicos, incluindo as crianças e jovens do No Poupar Está o Ganho.

Todos os dias, mas nesta semana em especial… queremos levar mais longe a literacia financeira! Ficamos à espera dos trabalhos da sua turma e da vossa participação nas Olimpíadas de Educação Financeira, que terminam esta semana😉