Dia do Trabalhador: ordenado líquido e bruto…a sua turma sabe a diferença?

  • Publicado em 30 abril 2024

O mundo do trabalho “dos adultos” gera sempre alguma curiosidade junto dos mais novos. Com o No Poupar Está o Ganho, sabemos que nunca é demasiado cedo para satisfazer essa curiosidade e explicar às crianças alguns conceitos associados às finanças pessoais, incluindo ao trabalho. Por isso, para assinalar o Dia do Trabalhador, deixamos-lhe algumas sugestões para explorar com a sua turma.

Para começar: por que é que se celebra o Dia do Trabalhador?

Esta data é uma homenagem que remonta ao dia 1 de maio de 1886, quando mais de 500 mil trabalhadores fizeram greve e saíram às ruas em Chicago, nos Estados Unidos da América, com o objetivo de conquistar melhores condições de trabalho. Um dos pontos principais era a redução da carga horária diária para 8 horas, já que chegava a 17 horas em muitos casos.

Posteriormente, em 1889, o Congresso Operário Internacional, reunido em Paris, decretou esta data como o Dia Internacional dos Trabalhadores, que é, atualmente, feriado em muitos países.

🗨 Para falar com a turma: a questão do ordenado!

Um dos conceitos financeiros essenciais para todos os trabalhadores e futuros trabalhadores é…o ordenado! Uma palavra que, muitas vezes, os mais pequenos ouvem em casa. Ajude-os a compreendê-la e explique-lhes a diferença entre ordenado líquido e bruto, numa breve conversa em sala de aula 💶 Vamos a isso?

O que é o ordenado?

👉 Também referido como salário ou rendimento, o ordenado corresponde ao montante que um trabalhador recebe por um período de trabalho. No entanto, não existe apenas um valor quando se fazem estas contas, surgindo o ordenado líquido e o bruto.

Ordenado Líquido vs Bruto

👉 O ordenado bruto corresponde ao total de rendimentos auferidos num determinado período de tempo. 

👉 Já o ordenado líquido por sua vez, corresponde ao ordenado bruto subtraído dos impostos e das contribuições para a Segurança Social. Portanto, é o valor que efetivamente o trabalhador recebe e pode utilizar para as suas despesas.

💻Para complementar: use os conteúdos da plataforma educativa

O tema “Despesas e Rendimentos” pode ser um ótimo complemento a esta primeira conversa sobre o ordenado.

Encontre todos os conteúdos e recursos multimédia em “Temas e Conteúdo” (menu do lado esquerdo) – “O Planeamento e a Gestão do Orçamento”. Há também fichas de trabalho disponíveis sobre esta temática e…todos os pontos contam para subir no ranking!

Esperamos que a sua turma tenha gostado de aprender um pouco mais sobre o mundo do mercado de trabalho! Feliz Dia do Trabalhador 😊