“No Poupar Está o Ganho” e “Por Tua Conta” arrancam na Maia
- Publicado em 05 fevereiro 2024
Arrancam este mês, na Maia, os projetos de educação financeira No Poupar Está o Ganho e Por Tua Conta. Desenvolvidos pela Fundação Dr. António Cupertino de Miranda em parceria com a Câmara Municipal da Maia, têm como principal objetivo a promoção da literacia financeira junto da população em idade escolar.
Projetos diferentes, objetivos comuns
O No Poupar Está o Ganho e o Por Tua Conta são dedicados aos alunos do Ensino Regular e aos alunos do Ensino Profissional, respetivamente, mas ambos têm como missão contribuir para o desenvolvimento de conhecimentos e competências que permitam a crianças e jovens fazer uma gestão mais consciente e responsável do dinheiro e adotar comportamentos financeiros mais saudáveis e informados.
Durante o ano letivo, professores e alunos têm acesso, através das plataformas digitais, a conteúdos diferenciados sobre as seguintes temáticas: planeamento e gestão de orçamento, poupança, produtos financeiros, crédito e endividamento, seguros, direitos e deveres dos consumidores e prevenção da fraude financeira.
As turmas que integram os projetos poderão também realizar a visita orientada ao Museu do Papel-Moeda e participar nas Olimpíadas de Educação Financeira. Os alunos do No Poupar Está o Ganho têm ainda a oportunidade de verem reconhecida a dedicação ao projeto no Concurso Final, que premeia as turmas a nível municipal e nacional. Já os alunos do Ensino Profissional, vão poder marcar presença nas Tef Talks de Educação Financeira, uma iniciativa que pretende sensibilizar e preparar para a entrada no mundo do trabalho.
O No Poupar Está o Ganho e o Por Tua Conta na Maia:
👉 Os projetos serão implementados pelo Município da Maia, em parceria com a Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, até ao final de 2025.
👉 O município da Maia integra outros projetos de literacia financeira da Fundação: o Eu e a Minha Reforma, dedicado à população adulta e o Educação Financeira | Uma Necessidade Especial, dedicado às pessoas com incapacidade intelectual. A implementação destes projetos, garantida até 2025, é realizada no âmbito do Plano de Ação da Operação Integrada do Território de Intervenção (PAIOTI) AMP, que conta com investimento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Na Maia, a literacia financeira chega a todos! 🙌