Concurso Final: muita música, sorrisos e prémios na grande festa do final de ano letivo!
- Publicado em 05 junho 2024
Um dos momentos mais aguardados do No Poupar Está o Ganho aconteceu…e foi inesquecível! Os vencedores nacionais do Concurso Final vieram até à Fundação António Cupertino de Miranda, que foi palco (literalmente) para muitos sorrisos e alegria! Recebemos mais de 600 alunos e professores e contamos-lhe agora como tudo aconteceu 👇
No grande palco, montado no exterior da Fundação António Cupertino de Miranda, lia-se o nome que professores e alunos bem conhecem: No Poupar Está o Ganho! Em frente ao palco, os mais de 600 lugares foram sendo preenchidos pelos convidados especiais da tarde, que chegaram de vários pontos do país: professores, alunos, representantes de Câmaras Municipais, Comunidades Intermunicipais e parceiros da Fundação António Cupertino de Miranda.
O cenário era inédito na Fundação e o impacto gerado mais do que merecido, tendo em conta o motivo da cerimónia que iria ser vivida nas horas seguintes: a entrega de prémios aos grandes vencedores nacionais do Concurso Final 2024.
A apresentação de um vídeo de retrospetiva do ano letivo deu início ao evento, sempre guiado por Sónia Santos, responsável do Serviço Educativo da Fundação. As imagens recuperaram boas memórias entre os alunos, entusiasmados por recordarem o que aprenderam e por se reverem em momentos vividos, por exemplo, nas Olimpíadas de Educação Financeira.
De seguida, as boas-vindas foram dadas pela Presidente da Fundação António Cupertino de Miranda, Maria Amélia Cupertino de Miranda, que recordou esta como a “edição mais participada de sempre”.
“A edição deste ano do No Poupar Está o Ganho contou com a participação de mais de 18 mil alunos, 900 turmas e 750 professores, e já é visível a forma como esta nova geração está muito mais preparada financeiramente”, explicou a Presidente da Fundação, sublinhando que a nova mentalidade dos mais novos “é um indicador de mudança, onde as crianças já percebem que o conhecimento e a aprendizagem são imprescindíveis”.
Para além de agradecer a todos os parceiros envolvidos na realização do No Poupar Está o Ganho, Maria Amélia Cupertino de Miranda destacou o “elevadíssimo grau de conhecimento” dos trabalhos apresentados no Concurso Final, recordando que estes abordaram todos os temas do Referencial de Educação Financeira e ainda a economia circular (que irá integrar o próximo Referencial).
Ao longo do evento, entre risos e aplausos, os Vencedores Nacionais e dos Prémios Especiais Seguros, Economia Circular, Inclusão e Ranking subiram ao palco para a entrega dos tão merecidos prémios, enquanto o seu trabalho era transmitido no ecrã gigante. Um momento de emoção para todas as turmas, do Pré-Escolar ao Ensino Secundário!
Como a literacia financeira pode ser mágica, não faltaram atuações de magia que pontuaram a tarde de alegria e deixaram miúdos e graúdos impressionados.
O encerramento da cerimónia contou com a presença de Catarina Araújo, Vereadora da Juventude e Desporto da Câmara Municipal do Porto, que deixou uma mensagem de reconhecimento à Fundação pelo trabalho que tem vindo a desenvolver, classificando-o como “meritório” e “inestimável”. A Vereadora frisou ainda a importância que a literacia financeira tem na nossa vida, porque "cada vez mais, saber gerir os recursos de que dispomos, em contextos por vezes parcos, é fundamental”.
Para terminar em grande, as vozes dos alunos presentes fizeram-se ouvir num momento especial. A turma 2SM2 da Escola Básica de São Martinho, em Santo Tirso, partilhou a divertida e criativa canção que apresentou ao Concurso Final para que todos a cantassem em conjunto. Afinal, o título da música reflete o sentimento que todos partilhámos neste encerramento do ano letivo: Acreditamos na educação financeira (Exf)!
Obrigado a todas as turmas e professores que participaram no Concurso Final. Não podíamos estar mais felizes com esta edição! Vemo-nos no próximo ano letivo? 😊
Recordem aqui todos os grandes vencedores desta edição: