“Abranger a área de educação financeira a nível municipal” é o objetivo da Câmara Municipal de Gondomar

  • Publicado em Jun 26, 2024

No início do mês de junho, realizou-se um dos momentos mais aguardados por alunos, professores, municípios e, claro, pela Fundação António Cupertino de Miranda – a entrega de prémios aos vencedores nacionais do Concurso Final, a maior competição do No Poupar Está o Ganho.  

Entre os municípios vencedores, estiveram presentes representantes da Câmara Municipal de Gondomar, a quem tivemos oportunidade de perguntar sobre a recetividade dos alunos ao projeto e sobre as mais-valias dos conhecimentos adquiridos. 

 

Que balanço é que faz da implementação do No Poupar Está o Ganho no município de Gondomar? 

“A Câmara Municipal de Gondomar abraçou este desafio, já com algumas expectativas ao nível da comunidade escolar, mas também de modo a enquadrá-lo no PPR e na operação Integrada em Comunidades favorecidas, conseguindo, assim, abranger a área de educação financeira a nível municipal. Este foi um desafio lançado a todos os agrupamentos, dos quais tivemos uma participação massiva, e o fruto desse trabalho está refletido no Concurso Final, com duas turmas do município sagradas vencedoras a nível nacional.  

Ao recolher testemunhos de professores e diretores de agrupamento, o feedback é muito positivo, visto que, além dos alunos adquirirem conhecimentos de educação financeira, esta abordagem acaba por ser uma mais-valia na aprendizagem de outras disciplinas, como é o caso da matemática.” 

Filomena Santos, Diretora do Departamento de Cidadania e Estudos Estratégicos 

 

 

Qual é que é a recetividade, não só dos professores, mas também dos alunos ao programa e aos desafios lançados no âmbito do projeto? 

“É um trabalho muito dos professores, que rapidamente percebem que conseguem transmitir estas competências através de brincadeiras e de atividades leves, motivando e despertando o interesse nos alunos.  

Além disso, o reconhecimento dado pela Fundação António Cupertino de Miranda através deste tipo de desafios e eventos, é muito importante para os docentes e para os próprios alunos, para que se sintam motivados e queiram continuar a desenvolver o projeto no próximo ano letivo.”  

Irina Silva, Chefe de Divisão de Intervenção Social Escolar 

 

 

Sendo que a literacia financeira continua a ser um desafio em Portugal, de que forma é que projetos como o No Poupar Está o Ganho contribuem para formar jovens mais conscientes e informados?  

Literacia financeira é importantíssima na vida de todos, desde os mais pequeninos aos mais adultos. Nós percebemos que as condições de vida nem sempre são as mais favoráveis, por isso é importante que cada um de nós tenha consciência da importância da poupança e de uma boa gestão financeira.  

Marco Caldas, Técnico Superior na Área da Educação 

 

 

O município de Gondomar partilha connosco a missão de levar a literacia financeira cada vez mais longe, educando e formando os nossos jovens para que se tornem adultos e consumidores informados e responsáveis. Obrigada, Câmara Municipal de Gondomar!