Relatório anual do "No Poupar Está o Ganho" revela impactos positivos na literacia financeira de mais de 18 mil alunos

  • Publicado em Jul 9, 2024

Mais um ano em que o projeto "No Poupar Está o Ganho" foi um sucesso em Portugal, levando a literacia financeira a mais de 18 mil alunos, distribuídos por 900 turmas em cerca de 60 municípios de norte a sul do país durante o ano letivo de 2023/2024. Desde 2010, esta iniciativa tem capacitado crianças e jovens a lidar com o dinheiro de forma consciente e a desenvolver comportamentos que contribuem para o bem-estar financeiro das suas famílias e da sociedade.

Os resultados deste projeto são cientificamente comprovados através de um estudo de medição de impactos sociais realizado pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto.

A falta de conhecimentos financeiros pode levar a decisões económicas desfavoráveis e à perpetuação de ciclos de endividamento e instabilidade económica. Dados recentes indicam que uma percentagem considerável da população portuguesa enfrenta dificuldades na gestão do orçamento familiar, compreensão de produtos financeiros e planificação para o futuro.

O No Poupar Está o Ganho visa dotar a próxima geração com as competências e conhecimentos necessários para gerir eficazmente os seus recursos financeiros ao longo da vida.

Para abordar esta necessidade, o projeto oferece atividades educativas e recursos didáticos adaptados às diferentes faixas etárias, desde o ensino básico até ao secundário. O objetivo é proporcionar aos alunos não apenas o conhecimento teórico, mas também a aplicação prática de conceitos financeiros no seu quotidiano. Ao desenvolver estas competências, espera-se que as crianças e jovens portugueses se tornem adultos financeiramente responsáveis, com capacidade para tomar decisões informadas e contribuir para uma economia mais robusta e resiliente.

É visível a forma como esta nova geração está muito mais preparada financeiramente. A nova mentalidade dos mais novos é um indicador de mudança, onde as crianças já percebem que o conhecimento e a aprendizagem são imprescindíveis”.

Maria Amélia Cupertino de Miranda,  Presidente da Fundação António Cupertino de Miranda

 

O relatório do projeto detalha as várias fases de implementação ao longo do ano letivo, incluindo as metodologias utilizadas, os recursos disponibilizados e os mecanismos de avaliação de impacto, evidenciando o sucesso e a importância desta iniciativa para o futuro económico de Portugal.

Documento disponível aqui.