Como avaliam os professores a 14.ª Edição do No Poupar Está o Ganho?
- Publicado em 29 julho 2024
No ano letivo 2023/2024, o No Poupar Está o Ganho levou a literacia financeira a mais de 18 mil alunos, das 900 turmas, de cerca de 60 municípios de norte a sul do país! Vamos conhecer o balanço que os professores fazem da 14.ª edição do projeto? 👇
De modo a avaliar a implementação do projeto e o seu impacto, foi realizado, no final do ano letivo, um inquérito direcionado aos docentes das turmas participantes neste projeto de literacia financeira. Estes foram os principais resultados:
Sessões de capacitação para docentes 🧑🏫
👉 Os professores que participaram nas sessões de capacitação avaliaram-nas globalmente com 9,02 pontos, numa escala de 0 (“nada satisfeito”) a 10 (“extremamente satisfeito”).
👉 Os docentes consideraram que estas sessões “permitiram bastante” e “permitiram muito” aprofundar os seus conhecimentos sobre a plataforma (89%) e sobre questões financeiras (86%), além de contribuírem para o desenvolvimento das suas competências pedagógicas (74%), assim como para conhecer métodos de aprendizagem alternativos (77%).
Regularidade de implementação do projeto 📊
👉 Ao longo do ano letivo, mais de metade dos docentes (57%) estimaram ter dedicado entre 10 a 30 horas ao projeto.
👉 Mais de 75% dos professores afirmaram implementar o projeto uma vez por semana ou mais do que uma vez por mês, demonstrando a sua pertinência na aprendizagem e desenvolvimento dos alunos.
Módulos abordados 📚
👉 Os principais módulos abordados pelos professores com as suas turmas foram: Planeamento e Gestão do Orçamento (95%), Sistemas e Produtos Financeiros (68%) e Poupança (68%).
👉 Mais de metade dos docentes disseram que abordaram a Ética e a Economia Circular, demonstrando a relevância em articular as temáticas de educação financeira com outros domínios do conhecimento.
Utilização dos recursos educativos 🖥️
👉 Este ano, foi introduzido um novo recurso digital para os alunos: a APP No Poupar Está o Ganho, utilizada por mais de metade dos docentes.
👉 95% dos professores consideraram “muito” ou “bastante” essencial o uso da plataforma digital, onde estão disponíveis todos os temas e conteúdos lecionados, assim como fichas de trabalho, materiais de apoio e jogos.
👉 80% dos docentes considerou “muito” ou “bastante” essencial o uso dos Cadernos de Educação Financeira como apoio à implementação do projeto, comprovando a importância que os recursos em suporte físico têm ao nível do 1.º e 2.º ciclos de escolaridade.
👉 A maioria dos docentes afirmaram ter utilizado Fichas de Atividades (92%) e Planos de Aula (62%) como ferramentas de dinamização.
👉 No que diz respeito à visita orientada ao Museu do Papel Moeda, os docentes consideram que os seus alunos gostaram bastante de realizar a visita, quer em formato online (3,40, numa escala de 0 a 4) quer presencialmente (3,67).
Perceção do impacto nos alunos 👧👦
👉 Comparativamente com o início do ano letivo, os docentes consideram que os seus alunos estão agora mais interessados, motivados, conscientes e preparados para lidarem com assuntos financeiros.
👉 Além disso, os professores notaram um ganho de competências ao nível da matemática e resolução de problemas, bem como uma melhoria na capacidade de trabalharem em grupo, além, claro, de competências financeiras.
👉 Aprenderem a fazer escolhas com base na decisão do que é supérfluo ou essencial, adquirirem consciência do custo de determinados produtos e/ou bens, adquirirem uma maior empatia relativamente a decisões financeiras familiares e adquirirem hábitos de poupança – estas foram as principais mudanças ao nível do comportamento dos alunos notadas pelos professores.
👉 De acordo com os docentes, o No Poupar Está o Ganho também contribuiu para a promoção de metodologias de trabalho práticas na educação, promoção do sucesso escolar e promoção do bem-estar dos alunos.
👉 Para além disso, também consideraram que este projeto contribuiu bastante para a promoção do envolvimento familiar e para a discussão desta temática no seio da família.
CONCLUSÕES EM DESTAQUE 🎉
👉 89% dos docentes consideraram que os seus alunos gostaram “muito” ou “muitíssimo” de participar no projeto.
👉 84% consideraram que os seus alunos aprenderam “muitas” ou “muitíssimas” coisas novas.
👉 79% dos docentes consideraram que este projeto promoveu bastante ou muito o desenvolvimento global dos seus alunos.
👉 Para 90% dos professores foi bastante importante ou muito importante fazer parte deste projeto.
Obrigado a todos os professores pela avaliação tão positiva e, sobretudo, pelo entusiasmo e empenho com que abraçaram o No Poupar Está o Ganho, contribuindo para mais uma edição de sucesso!
Está interessado em fazer parte da 15.ª edição, no próximo ano letivo?
📢 As pré-inscrições continuam disponíveis aqui, para professores que já tenham ou não participado no projeto anteriormente!