O Poder da Educação Financeira Infantil: Retornos para Toda a Vida
- Publicado em 16 outubro 2024
Um estudo realizado nos Estados Unidos em 2023 mostra que, quando os jovens recebem formação sobre literacia financeira nas escolas, desenvolvem melhores capacidades para gerir o seu dinheiro, mantendo essas competências até à idade adulta.
Atividades simples e interativas costumam ser eficazes em captar o interesse dos estudantes. Métodos práticos e lúdicos são uma ótima estratégia para introduzir conceitos essenciais de literacia financeira.
Mas será que essas aprendizagens têm realmente impacto? Quando as crianças são expostas a temas financeiros mais avançados, como juros compostos, poupanças ou impostos pessoais e empresariais, conseguem assimilar essa informação de forma eficaz?
Segundo uma investigação da Champlain College, no estado de Vermont, as aulas de literacia financeira têm um impacto "extremamente" positivo nos comportamentos financeiros futuros dos alunos. O relatório de 2023 sobre a educação financeira nas escolas secundárias americanas revela que as formações têm efeitos duradouros, como a melhoria na gestão de orçamentos e poupanças, e ajudam a evitar situações de empréstimos abusivos. Estes efeitos prolongam-se por mais de uma década após o término do ensino secundário.
O estudo evidenciou benefícios consistentes 📚
- "A educação financeira no ensino secundário tem um impacto muito significativo nos comportamentos relacionados com crédito e dívidas",
- "A inclusão obrigatória deste ensino melhora as pontuações de crédito, reduz as taxas de incumprimento, diminui a dependência de serviços financeiros alternativos (como empréstimos de curto prazo) e incentiva os estudantes a escolher opções de financiamento para a educação superior com juros mais baixos."
Além de serem duradouros, os benefícios parecem também alcançar gerações anteriores. Os pais dos estudantes que recebem esta formação financeira tendem a melhorar as suas pontuações de crédito e a reduzir a probabilidade de incumprimento de empréstimos. Curiosamente, os professores que lecionam estas matérias também notam um aumento nos seus saldos de poupança.