Sessão de Apresentação dos Trabalhos 2019/2020

  • Publicado em Jun 26, 2020

Realizou-se na passada sexta-feira, dia 19 de junho de 2020, a Sessão de encerramento da 10ª edição do Projeto de Educação Financeira “No Poupar Está o Ganho”, promovido pela Fundação Dr. António Cupertino de Miranda. A cerimónia, que decorreu em formato online, através dos canais Facebook e do Youtube, deu a conhecer os grandes vencedores do concurso final de trabalhos e contou com a participação de Sua Excelência, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

“A Fundação Dr. António Cupertino de Miranda é uma referência nacional na Educação Financeira e ninguém duvida que esta é indispensável. As questões financeiras não são simples nem podem ser deixadas ao acaso, por isso a aquisição de conhecimento permite compreender a complexidade desse mundo. Não se pode esperar que sem esse conhecimento o cidadão comum fique apto a tomar decisões certas sobre os seus rendimentos, os seus gastos ou os seus investimentos. Nesse sentido, defendo, há muito, que este conhecimento deveria ser adquirido na escola e desde o ensino básico”, afirmou o Presidente da República.

Marcelo Rebelo de Sousa salientou ainda que “com o projeto ’No Poupar Está o Ganho’ a Fundação tem proporcionado estímulo e apoio a alunos e professores para que estes abordem com segurança a educação financeira em todos os níveis educativos. No poupar está o ganho. Na formação financeira dos portugueses está o futuro. No digital está uma aposta que é também uma revolução de futuro”, rematou.

Maria Amélia Cupertino de Miranda, Presidente da Fundação Dr. António Cupertino de Miranda destacou, no discurso de abertura da Sessão, o facto de as contingências impostas pela pandemia de Covid-19 terem motivado a Fundação a adaptar o seu programa de educação financeira “No Poupar Está o Ganho”. Fruto desta situação, “o programa ganhará a partir da próxima edição uma modalidade 100% digital, permitindo que todos os momentos que envolviam presença física dos alunos possam, a partir de agora, ser realizados à distância. Até a visita ao Museu do Papel Moeda poderá agora ser realizada online! A versão 4.0 do projeto estará assim totalmente acessível através da plataforma de e-learning www.nopouparestaoganho.pt., anunciou a Presidente da Fundação.

O projeto ‘No Poupar Está o Ganho’ é apoiado Portugal Inovação Social, através do Fundo Social Europeu e formou, ao longo destes 10 anos, mais de 30 mil crianças e jovens de todos os ciclos de ensino, 17 mil dos quais apenas nas últimas 3 edições.