No Poupar Está o Ganho entra na sua 10ª Edição

  • Publicado em Sep 2, 2019

O Projeto “No Poupar Está o Ganho” (NPEG) nasce a partir de um Projeto de Investigação/Ação realizado em 2009 em parceria com o Departamento de Museologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. O diagnóstico que daí resultou apontava para um défice de literacia financeira, o qual veio a ser ratificado pelos resultados apresentados em 2010 pelo Banco de Portugal no primeiro inquérito à Literacia Financeira dos Portugueses.

Fruto deste diagnóstico a Fundação Dr. António Cupertino de Miranda (FACM) lança no ano letivo de 2010/2011 a 1ª Edição do projeto de educação financeira “No Poupar Está o Ganho”, junto de escolas pré-primárias, básicas e secundárias.

A relevância do tema suscitou um interesse alargado e nos anos letivos de 2015/2016 e 2016/2017 o Projeto passou a ser implementado ao nível dos vários municípios que integram a Área Metropolitana do Porto. No ano letivo 2017/2018 foi ampliado a trinta e quatro Municípios da Região Norte de Portugal.

A Educação Financeira passa a integrar, obrigatoriamente a partir do ano letivo 2018/2019, o curriculum nacional em 2 dos 3 ciclos do ensino básico, na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento.

Em finais de 2018, o Projeto “No Poupar Está o Ganho” foi reconhecido pela Portugal Inovação, como uma Iniciativa de Inovação e Empreendedorismo Social (IIES), pelo que a iniciativa no período de novembro/2017 a outubro/2020, é apoiada pela Portugal Inovação Social, através do Programa Operacional Capital Humano, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Social Europeu.

Ao longo das 9 edições do Programa já participaram mais de 24.000 alunos de escolas da Região Norte de Portugal.

No ano em que se assinala 10ª Edição do Projeto “No Poupar Está o Ganho” importa enaltecer e destacar a importância dos resultados atingidos ao nível de aquisição de conhecimentos financeiros, a apropriação de vocabulário e conceitos do Referencial de Educação Financeira, enfim, o elevado nível de literacia financeira evidenciado nos diversos momentos de avaliação do programa.

Um projeto desta dimensão, natureza e complexidade não se pode realizar sem parceiros institucionais e muito credíveis e a quem a Fundação profundamente agradece – é o caso da Faculdade de Economia da Universidade do Porto e da Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares.

Podemos afirmar, sem qualquer dúvida, que a melhor prova do reconhecimento da importância do projeto “No Poupar Está o Ganho” é não só o facto de haver professores que, ano após ano, continuam a inscrever-se, como o contínuo alargamento do âmbito de implementação do projeto, quer em termos de número alunos, quer de escolas, quer de abrangência territorial.