Boas vindas - 11ª edição do projeto ”No Poupar está o Ganho”

  • Publicado em Nov 12, 2020

Bem-vindos à 11ª edição do projeto ”No Poupar está o Ganho”

Num contexto atípico e sem precedentes, a Fundação Dr. António Cupertino de Miranda deu início a mais uma edição do seu programa de educação financeira dirigido às escolas. A sessão de abertura desta 11ª edição do programa “No Poupar Está o Ganho” aconteceu online, por ocasião da comemoração do Dia Internacional da Poupança, que se celebra a 31 de outubro.

Todos nós, fomos surpreendidos pela pandemia Covid-19 no passado mês de março, confrontados com o súbito encerramento das escolas e com a realidade do ensino à distância. Foi com grande alegria que assistimos ao enorme empenho dos professores em darem continuidade ao projeto no último ano letivo, participando nas diversas atividades propostas pelo Serviço de Educação, até ao último momento – o concurso final. E muitos foram aqueles professores que, superando todas as dificuldades, conseguiram que as respetivas turmas apresentassem trabalhos verdadeiramente espetaculares.

Foi com redobrada alegria que, na passada semana, demos as boas vindas a centenas de professores, a dezenas de municípios diferentes, que, apesar da difícil conjuntura e da incerteza que paira sobre a forma como vai decorrer o presente ano letivo, quiseram participar da 11ª edição do “No Poupar Está o Ganho”.

Sejam bem-vindos! Quero, em nome do Conselho de Administração da Fundação, agradecer a todos os docentes o reconhecimento que com a sua participação demonstram da valia que atribuem ao projeto “No Poupar Está o Ganho” e o exemplo que nos dão a todos. Exemplo de disponibilidade, pois num momento tão difícil para as escolas, em que todos estão sobrecarregados com os problemas trazidos pela pandemia, decidiram abraçar este projeto para que os seus alunos tenham a oportunidade de nele participar. Mas também, exemplo de responsabilidade. Como professores, chamados à enorme responsabilidade de educar têm um papel determinante na formação dos seus alunos. Educar vai muito para além da transmissão de conhecimentos e de aprendizagens. Educar, etimologicamente, significa formar. E é precisamente isso que pretende este projeto: formar uma nova geração de cidadãos mais bem preparados, pois serão também educados financeiramente. E que ninguém tenha dúvidas: numa sociedade em que a importância do dinheiro é transversal, temos de aprender a tomar decisões informadas e corretas do ponto de vista financeiro, pois delas depende o nosso bem-estar individual e das nossas famílias.

Num momento em que a crise de saúde pública já se transformou numa crise económica, é fundamental sensibilizar os jovens para que tenham maior compreensão para a difícil situação financeira que muitas famílias atravessam e para a importância de haver decisões acertadas.

Respondendo aos desafios que a pandemia a todos nos coloca, também a Fundação fez a transição digital deste projeto.

É com muito orgulho que nesta nova edição apresentamos a nova modalidade – “No Poupar está o Ganho 4.0”. Este novo “veículo” de educação financeira, está devidamente preparado para fazer face às adversidades do novo ano letivo e proporcionar a todos os participantes uma excelente experiência de aprendizagem, seja em contexto de ensino presencial, seja à distância. Como terão oportunidade de ver, professores e alunos poderão “viajar” até ao Museu do Papel Moeda, à velocidade de um “clique” através da plataforma educativa do programa em www.nopouparestaoganho.pt e realizar uma visita online interativa. Nesta visita online, terão oportunidade de aprender mais sobre o dinheiro passado, conhecer melhor o nosso dinheiro presente, e perceber como vai ser o futuro.

A todos que estão connosco em mais esta edição – municípios, escolas, professores, alunos e mecenas, o nosso muito obrigada! Tudo faremos para merecer a vossa confiança.