Estudo de Medição de Impacto Social do Programa “No Poupar Está o Ganho”
Estudo de Medição de Impacto Social do Programa “No Poupar Está o Ganho” conclui
62% das crianças participantes melhoraram as suas competências de literacia financeira
De acordo com o estudo de Medição de Impacto Social, recentemente apresentado, o programa “No Poupar Está o Ganho” suplantou, em três níveis diferenciados, as metas definidas pelo Programa de Parcerias para o Impacto promovido pela Iniciativa Portugal Inovação Social (PIS).
Assim, em primeiro lugar, o estudo conclui que apesar dos fortes constrangimentos resultantes da situação pandémica que afetou dois dos três períodos letivos do último ano de implementação do “No Poupar está o ganho” (NPEG), a Fundação Dr. António Cupertino de Miranda (FACM) “assegurou, durante o triénio em análise, a participação de 17.233 crianças e jovens. Esta é uma marca de capacidade de realização, muito assinalável, que consegue suplantar os padrões elevados já anteriormente alcançados”.
Contudo, serão de maior relevo os resultados que permitem tirar conclusões acerca do impacto social do NPEG. Nesse sentido, num segundo nível de análise, os resultados permitiram verificar que 22,87% das crianças e jovens que participaram no programa NPEG melhoraram a sua classificação na disciplina de Matemática, entre anos letivos. “Trata-se de um resultado verdadeiramente impressionante porque suplanta largamente a meta definida em medidas nacionais de combate ao insucesso e abandono escolar, nomeadamente nos Planos Integrados e Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar, que fixa esse valor em 10%”.
Contudo, o que mais fortemente evidencia o elevado potencial de impacto do NPEG são os impactos que dizem respeito à melhoria das Competências de Literacia Financeira (CLF). A evidência científica recolhida através de um complexo estudo, quase experimental com uma amostra representativa, demonstrou que 62,23% das crianças que participaram no NPEG melhoraram significativamente as suas CLF, em contraste com o grupo de controlo que não apresentou quaisquer mudanças. “Esta é a evidência que permitiu concluir que o programa NPEG tem impacto social junto de quem dele usufrui e vem acumular naquela que já havia sido recolhida em estudos de Medição de Impacto Social anteriormente realizados”.
O estudo de Medição de Impacto Social do “No Poupar Está o Ganho!”, foi desenvolvido pelo SINCLab – Social Inclusion Laboratory, Grupo de Investigação da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), em parceria com a Fundação Dr. António Cupertino de Miranda (FACM), com o objetivo de facultar à FACM a informação que permita o cumprimento das exigências definidas no quadro do Programa de Parcerias para o Impacto promovido pela Iniciativa Portugal Inovação Social (PIS).