"Acreditámos, logo na primeira hora, no valor acrescentado que poderia trazer para a nossa comunidade educativa”

A Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões juntou-se ao No Poupar Está o Ganho, fazendo o projeto estender-se, pela primeira vez, à região Centro do país. Entrevistámos Nuno Martinho, Primeiro Secretário Executivo desta CIM, para conhecer como foi recebido este projeto de literacia financeira, que está já a envolver 14 municípios, 170 turmas e cerca de 100 professores.

 

O que levou a Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões a integrar o No Poupar Está o Ganho? 

A Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões tem tido, ao longo dos últimos anos, uma forte aposta na Educação, porque acredita que a educação é um pilar fundamental na competitividade dos territórios.

Esta nossa estratégia começou a desenhar-se há 10 anos, com a implementação do projeto de Empreendedorismo nas Escolas, numa iniciativa que foi piloto a nível nacional e este que ano já vai para a 10.ª edição.

A acrescer a este projeto seguiu-se a concertação da rede de cursos profissionais do território e a estratégia de Promoção do Sucesso Educativo nas escolas da região.

E é com o foco de promover o sucesso educativo no território Viseu Dão Lafões que esta CIM abraçou um conjunto de projetos que consideramos ser uma mais-valia pedagógica. Implementamos, junto das nossas escolas, projetos inovadores e diferenciados, nomeadamente, na literacia ambiental, na robótica e ciências experimentais, onde podemos destacar o Laboratório Móvel das Ciências Descobre.

Quando conhecemos o projeto No Poupar está o Ganho e os seus objetivos, acreditámos, logo na primeira hora, no valor acrescentado que ele poderia trazer para a nossa comunidade educativa, na qualidade pedagógica subjacente ao mesmo e, também, na importância da literacia financeira para os nossos alunos, pelo que quisemos trazê-lo para as nossas escolas.

 

Como receberam os professores o desafio de aplicar este projeto nas suas escolas?

Esta Comunidade Intermunicipal tem uma relação de forte proximidade com as Escolas e Agrupamentos de Escola do nosso território, fruto do trabalho de qualidade que temos vindo a fazer, conjuntamente, em prol do sucesso educativo. Temos, inclusivamente, a funcionar, nesta Comunidade Intermunicipal, uma rede de educação, com vários atores, na qual são trabalhados todos os projetos educativos.

Quando reunimos com as Escolas, para lhe apresentarmos o projeto, e lhes apresentámos os objetivos e o modelo de implementação, os Professores acreditaram, desde logo, na qualidade pedagógica do mesmo e reconheceram que acrescentava valor ao processo de ensino e de aprendizagem. Este reconhecimento de qualidade facilitou a recetividade dos professores face ao projeto, que se concretizou na quantidade de turmas, professores e alunos, que passaram a fazer parte deste desafio.

 

E para os alunos e famílias, que benefícios e impactos espera que possam ser gerados por este projeto de educação financeira?

É para nós fundamental que as crianças criem bases de conhecimento que lhes permitam estruturar o seu conhecimento em literacia financeira. Simultaneamente, o impacto que pretendemos causar no desenvolvimento destes conhecimentos pode ser levado, pelas próprias crianças, para o seu ambiente familiar.

Queremos que as crianças, ao participarem neste projeto, pensem de forma diferente sobre o dinheiro, sobre a forma de o gastar, sobre a forma de o gerir, sobre o que é um orçamento familiar, sobre a diferença de compras por necessidade ou por impulso, etc., e acreditamos que, de forma natural, levarão estes assuntos para dentro da sua própria casa.

Falar sobre este tema na escola e depois no seio familiar pode ser um fator muito importante para o bem-estar social de cada uma das famílias.

 

A CIM Viseu Dão Lafões é o primeiro parceiro do No Poupar Está o Ganho na Região Centro. Acredita que os resultados desta parceria possam vir a ser exemplo para territórios vizinhos integrarem também o projeto?

Penso que sim, temos uma política de partilha de boas práticas constante e a qualidade dos projetos e o impacto dos mesmos na educação dos nossos alunos é, seguramente, a melhor das formas de divulgação dos mesmos. Já aconteceu isso com outros projetos e, seguramente, com este projeto não vai ser diferente, até porque o projeto No Poupar Está o Ganho tem características que o distinguem de qualquer outro.

 

Sente que a literacia financeira ainda é um desafio nos territórios da CIM Viseu Dão Lafões?

A literacia financeira é um desafio constante em qualquer território e em qualquer idade.

Embora fosse um tema que já era abordado pelas nossas escolas, a abordagem era, na sua esmagadora maioria, pequena e sem grandes recursos pedagógicos.

Reconhecemos a grande importância da literacia financeira para o desenvolvimento de qualquer pessoa, e que pode ser decisivo, quando trabalhado desde tenra idade, em ambiente escolar, e que pode marcar, decisivamente, o futuro dos nossos jovens.

 

A educação tem estado entre as prioridades da CIM Viseu Dão Lafões. Acredita que a educação tem o poder de transformar o nosso futuro enquanto sociedade?

Acreditamos, profundamente, que sim. A educação é o pilar estrutural de qualquer sociedade e, consequentemente, o motor responsável pela evolução e transformação de todos os territórios.

É exatamente por estarmos certos desta realidade que a CIM Viseu Dão Lafões tem uma forte aposta em projetos educativos e uma preocupação constante em promovermos o sucesso educativo e contribuirmos para o desenvolvimento de competências transversais dos(as) alunos(as). Cremos que, desta forma, contribuímos para a criação de futuros adultos mais qualificados e capazes.