Cara a Cara com… Professor Francisco Carvalho

No “Cara a Cara” damos a conhecer o testemunho dos professores envolvidos no projeto No Poupar Está o Ganho. Afinal, os docentes são agentes principais na divulgação da literacia financeira e os nossos melhores aliados nesta missão.

Esta foi a vez de o Professor Francisco Carvalho da Didáxis de Riba D´Ave e do Colégio do Ave, em Guimarães, partilhar connosco a sua experiência como participante da edição 2016/2017 e do atual ano letivo.

  • Para mim, a literacia financeira constitui um conjunto de conhecimentos e competências que o cidadão em geral e o consumidor financeiro em particular deve ter, relativamente a diferentes temáticas de cariz financeiro, em nome de uma sociedade mais informada e capaz de desenvolver uma cultura financeira.
  • Para mim, participar no Poupar Está o Ganho é integrar um projeto de educação financeira de excelência, preponderante no processo de incremento e transmissão de conhecimentos financeiros aos jovens em idade escolar, em nome de um futuro   mais capaz, de mudanças comportamentais em relação às gerações anteriores, apoiando as Autarquias e o Governo nesta função de Cidadania tão importante nos dias de hoje.
  • Com o No Poupar Está o Ganho, até aprendi que temas tão complexos de natureza financeira, que para o cidadão normal podem ser de difícil compreensão, são facilmente apreendidos e compreendidos pelos jovens em idade escolar, tornando este projeto único, em que os alunos aprendem e divertem-se, em que cada sessão é um desafio para educadores e alunos, com materiais adequados e únicos, num processo formativo contínuo que se quer ao longo da escolaridade, daí a necessidade da Didáxis de Riba D´Ave abraçar novamente este projeto.
  • Aquilo de que as minhas turmas gostaram mais foi, de acordo com o feedback recebido dos professores, sobretudo a descoberta de uma área formativa nova, presente no quotidiano familiar dos alunos, de natureza mais pragmática, diferente do currículo dito normal, que representa novos conhecimentos e novas experiências. Constituiu também um interesse para as diferentes turmas a implementação do projeto de cada turma/ano de escolaridade, agregador da implementação do projeto, quer na Escola, quer no meio social em que esta está inserida.
  • Com este projeto, senti que as minhas turmas sentiram um enorme entusiasmo em participar num projeto tão diverso de todos os que experimentaram até agora, quer nas sessões formativas, quer na realização das tarefas na plataforma, quer ainda nas atividades que englobam atualmente a concretização de cada projeto – turma.
  • Uma criança com mais conhecimentos de literacia financeira será um adulto mais preparado para enfrentar o seu futuro, capaz de assumir novos hábitos no seu dia a dia, encarando de uma forma diferente toda a sua atividade financeira, como uma ferramenta fundamental na prossecução dos seus projetos e objetivos de vida.