Cara a Cara com…Professora Andreia Pinto

Lado a lado com a Fundação Dr. António Cupertino de Miranda na missão de promover a literacia financeira, os Professores, além de transmitirem os conhecimentos de forma criativa e dinâmica aos seus alunos, dão a “cara” pelo No Poupar Está o Ganho! Nós estivemos “Cara a Cara” com Professora Andreia Pinto, do Colégio de S. Gonçalo, em Amarante, para sabermos o que pensa sobre este projeto de educação financeira. 

A Professora Andreia participa no No Poupar Está o Ganho há sete anos consecutivos, tendo já ganhado, juntamente com uma das suas turmas, uma Menção Honrosa de Replicabilidade no Concurso Final de 2021.

Para mim, literacia financeira é…neste momento, e mais do que nunca, o tema a que se deveria dar mais importância, nas escolas, em casa, no seio familiar, nas redes sociais e até mesmo na televisão. Se não educarmos as nossas crianças e jovens de acordo com a tendência do mundo atual e que se prolongará no futuro, para uma sociedade completamente consumista, não teremos adultos conscientes a nível financeiro bem como da gestão dos recursos naturais, que começam a escassear.  

Para mim, participar no No Poupar Está o Ganho é…  uma mais-valia, é uma excelente parceria, primeiro, pela formação que nos é dada, para estarmos mais preparados e a par de todos os conteúdos abordados no Referencial de Educação Financeira, e em segundo, por todo o apoio educativo que é fornecido na plataforma, bem como todos os recursos e desafios.   

Com o No Poupar Está o Ganho, até aprendi que… trabalhar em grupo na turma para o projeto do Concurso Final traz muitas vantagens. E foi num dos projetos que uma turma desenvolveu, há uns anos, que também comecei a utilizar uma folha de cálculo (P.L.A.F.O.M. – Planeamento Financeiro do Orçamento Mensal), para gerir os meus rendimentos, as despesas, e a colocar objetivos de poupança para a concretização de um desejo.   

Aquilo de que a minha turma gostou mais foi, obviamente, o Concurso Final, para o qual trabalharam com muita dedicação. A nível geral, gostam de todas as atividades que desenvolvemos, dos desafios, dos vídeos da plataforma, do livro que recebem e gostaram muito, também, da visita ao Museu do Papel Moeda.   

Com este projeto, senti que as minhas turmas… ficaram mais sensibilizadas e interessadas em conversar com os pais sobre o orçamento familiar mensal, sobre a possibilidade de fazerem alguma poupança, até mesmo acompanhar os pais nas compras e compararem preços/produtos, analisar as vantagens de comprar aproveitando as promoções, perceber a importância de pequenos gestos em casa que encurtam o valor de determinadas faturas, como por exemplo, a da água e da eletricidade. 

Uma criança com mais conhecimentos de literacia financeira será um adulto… muito mais responsável em termos financeiros, fazendo escolhas mais acertadas quanto aos bens e/ou serviços a escolher, mas também mais sensibilizados para a importância da separação dos resíduos e da promoção da economia circular. 

 

Já participou no No Poupar Está o Ganho?

Conte-nos a sua experiência e a da sua turma neste mundo da literacia financeira!