Sugestões de atividades para fazer em família estas férias

As férias de verão estão aí à porta e com elas chegam as questões sobre como ocupar o tempo em família a baixo custo.

O No Poupar Está o Ganho pretende sempre mostrar a toda a comunidade de alunos, professores, mas também pais e encarregados de educação a importância da poupança e da gestão do dinheiro…e essa missão não tira férias! Por isso, deixamos algumas sugestões de atividades a baixo custo ou gratuitas para fazer com os seus filhos e aproveitar o verão sem preocupações!

🍉Piquenique

As crianças gostam de tudo o que seja fugir à rotina do dia-a-dia e, para isso, nada melhor do que um piquenique! E há várias tarefas em que os mais novos podem ajudar: pensar no menu, escrever a lista de compras (sempre com atenção aos gastos e à comparação de preços) e preparar alguns alimentos. Depois, é só escolherem um jardim ou parque próximo e desfrutar. Ah, não se esqueçam de levar alguns jogos para fazer em família!

🚲 Passeio de bicicleta

O bom tempo é uma ótima desculpa para pegar na bicicleta e, em família, explorar a natureza. Não têm bicicletas em casa para todos? Não há necessidade de grandes gastos. Por que não pedir emprestado a amigos ou familiares? Partilhar também é poupar!

Ir à praia

Aproveitem o calor e vão até à praia - um ótimo lugar para as crianças se divertirem e para os pais descansarem! E que tal se descobrirem uma praia nova? Aqui, por exemplo, podem consultar praias marítimas e fluviais de todo o país classificadas com Bandeira Azul.

📖Eventos gratuitos nos municípios

Na época do verão, os municípios costumam organizar eventos para as crianças e não só! Algumas bibliotecas municipais têm atividades para os pais fazerem com os filhos, como a hora do conto. Concertos, cinema e outros espetáculos ao ar livre também estão normalmente na programação! Começar por pesquisar no site ou redes socais da vossa Câmara Municipal é, por isso, um ótimo ponto de partida para preencher a agenda.

🏛Explorar os Museus mais próximos

Aos domingos e feriados, há vários museus e monumentos com entrada gratuita para residentes em território nacional. Podem encontrar algumas sugestões no site da Direção-Geral do Património Cultural ou procurar junto dos Museus do vosso município. Se estiverem pelo Porto, as portas do Museu do Papel Moeda, da Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, estão abertas para uma visita gratuita à segunda-feira!

👨👩👧👦 Voluntariado em família

Desde cedo é importante fomentar a partilha e a entreajuda nos mais pequenos. Uma forma de fazê-lo é, em conjunto, selecionarem brinquedos que tenham em casa para doar numa instituição local. Nesta altura de verão, há também atividades como as limpezas de praia, que mostrarão aos mais novos a importância de contribuir para o bem-estar da sua comunidade.

Que estas férias possam ser repletas de bons momentos em família e, quando possível, de novas aprendizagens financeiras para os mais pequenos, integrando-as de forma lúdica! Boas férias ☀️