Inflação: o que explicar às crianças?

  • Publicado em Dec 9, 2022

A palavra “inflação” entrou no nosso dia-a-dia e não mostra sinais de dar tréguas. Se, para os adultos, o conceito traz preocupações com a gestão do orçamento; para as crianças, pode trazer dúvidas: o que é esta palavra que dizem nas notícias? É uma coisa má?

Explicar aos mais pequenos conceitos financeiros é algo que, no No Poupar Está o Ganho, consideramos fundamental. Neste tema, não é exceção: simplificar e explicar, utilizando exemplos práticos, é uma forma de apaziguar dúvidas, gerar empatia em relação às decisões familiares e, claro, aumentar as competências financeiras. Por isso, deixamos-lhe sugestões sobre como explicar a inflação aos mais pequenos lá de casa!

😜 Resposta rápida e na ponta da língua.

Nunca se sabe quando um “o que é a inflação?” vai surgir! As dúvidas das crianças não têm hora nem lugar, mas devem ter uma resposta simples e pronta, por parte dos adultos.

Aqui vai ela – de forma simplificada, que pode ser adaptada conforme a idade: a inflação acontece quando os preços dos produtos sobem de forma geral. Isto é, não é apenas uma “coisa” que fica mais cara (o pão ou o leite, por exemplo) e a subida de preço não acontece só uma vez. todos os produtos começam a custar mais dinheiro, porque o preço está a subir várias vezes (de forma constante).

🔎 Lance o desafio: no supermercado, de olho nos preços!

No No Poupar Está o Ganho, lançámos às turmas um desafio alusivo a este tema que pode ser replicado em casa, sobretudo, com as crianças mais velhas.

👉 Objetivo: acompanhar a evolução dos preços de um ou mais produtos incluídos num cabaz alimentar básico, durante um mês.

👉 Como fazer: Registar todas as semanas o preço de cada produto escolhido. Para uma análise mais completa, pode ser registado o preço do mesmo produto em supermercados diferentes.

Para além de facilitar a compreensão da realidade do aumento dos preços, este desafio vai ajudar também os mais novos a compreenderem melhor as despesas familiares e a poupança que a comparação de preços pode gerar nas compras lá de casa.