Competências financeiras: para que precisamos delas?
- Publicado em 04 novembro 2022
🤔 Competências financeiras?! O que é isso?!
Parecem palavras muito complicadas, mas – acredita – é algo que não só já conheces como até já tens!
Passamos a explicar: ter “competências” significa ter conhecimentos, capacidades ou experiências que nos permitam estar prontos a compreender o que está à nossa volta e a ter atitudes/ações corretos sobre esse tema.
Portanto, termos “competências financeiras” significa termos conhecimentos sobre os assuntos ligados ao dinheiro, para conseguirmos percebê-lo e para termos comportamentos que nos levam a “tratá-lo bem” (ou gerir, como dizem os mais velhos).
Como dizíamos, até é algo que já tens! Afinal, os alunos que participam no No Poupar Está o Ganho estão, precisamente, a aprender para terem mais e melhores competências financeiras 💰
🧐 Já entendi, mas para que precisamos das competências financeiras?
É uma boa pergunta…e a resposta ainda é melhor: precisamos das competências financeiras sempre, para tudo e em todo o lado! Parece que estamos a exagerar? Talvez um bocadinho, mas a verdade é que o nosso dia-a-dia implica muitas decisões financeiras de que, por vezes, nem nos apercebemos. Por exemplo:
🚗 Decidir ir para a escola a pé, de transportes públicos ou de carro tem custos diferentes – não só para a carteira da família como para o ambiente.
🍔 Levar o lanche de casa, comprá-lo na escola ou num café também tem custos diferentes, ao nível do gasto financeiro e da saúde!
Conforme vamos crescendo, normalmente, as nossas decisões financeiras vão sendo cada vez mais e vão envolver valores cada vez maiores – a casa e as despesas, o carro, os custos de saúde, a alimentação, os seguros…enfim, a lista é grande, mas não deve assustar-te 😱
Porquê? Porque tudo se aprende…e tu estás a aprender com o No Poupar Está o Ganho as bases dos temas financeiros que vão ajudar-te no futuro, como o planeamento e gestão do orçamento, os meios de pagamento, a poupança, o crédito, os seguros, a economia circular ou a ética, direitos e deveres do consumidor.
🌍 Mas e nos outros países? As crianças e jovens também aprendem para ter competências financeiras?
Claro que sim! A moeda pode ser diferente (em 19 países é igual à nossa: o Euro), os preços podem ser distintos e o modo de vida também…mas as competências financeiras são sempre importantes. E não somos só nós quem o diz!
O tema da educação financeira foi um dos temas abordados na “Cimeira sobre a Transformação da Educação”, realizada recentemente na sede da Organização das Nações Unidas, em Nova Iorque, que reuniu jovens, professores, sociedade civil e outras organizações no apoio à transformação da educação em todo o mundo, assim como membros de Governos. Foram cinco conclusões muito importantes, a que a Cimeira chegou sobre a relevância da educação e das competências financeiras:
- A educação financeira tem de fazer parte da Agenda da Transformação da Educação;
- A educação financeira funciona - é eficaz;
- Os países estão de facto a integrar cada vez mais a educação financeira nos seus currículos nacionais;
- A educação financeira pode ser medida utilizando um simples indicador comparável a nível internacional;
- A educação financeira é especialmente poderosa quando combinada com outras competências para a vida.
E sabes o que aconteceu no final desta Cimeira? O Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, fez uma declaração sobre a necessidade de transformar a educação e, pela primeira vez, as competências financeiras foram mencionadas entre as competências que as crianças e jovens devem ter!
“Aprender a fazer exige um enfoque em todo um novo conjunto de competências, incluindo literacia digital, competências financeiras, e competências técnicas e CTEM [ciência, tecnologia, engenharia e matemática] emergentes", escreveu o Secretário-Geral.
O No Poupar Está o Ganho está contigo para que continues a melhorar as tuas competências financeiras! Continua também connosco na sala de aula, na nossa plataforma e nas redes sociais: