Ainda sou jovem…devo preocupar-me com a minha reforma?

  • Publicado em 07 julho 2023

O envelhecimento da população é um assunto que tem vindo a ganhar cada vez mais destaque ao longo dos últimos anos. Como consequência, colocam-se várias questões e, entre elas, está esta: se vai haver mais pensões para pagar e menos adultos em idade ativa, terão os jovens de hoje acesso à reforma no futuro?

Os especialistas, apesar de estudarem diferentes modelos de financiamento para que nada falte à próxima geração, aconselham os jovens a começar a poupar, tendo em vista tanto uma vida adulta mais confortável como um período da reforma mais tranquilo.

Para alguns alunos do No Poupar Está o Ganho – nomeadamente, os do Ensino Secundário -, a entrada no mundo do trabalho é uma realidade cada vez mais próxima…para outros, faltam ainda muitos anos! Para todos, relembramos algumas dicas simples para poupar desde cedo, como sempre defendemos no No Poupar Está o Ganho.

🐖 Hábitos de Poupança

O ponto de partida para a gestão das tuas finanças pessoais deve passar por definir estratégias para a poupança, como por exemplo, evitar gastos supérfluos, planear bem o orçamento mensal e definir uma percentagem dos teus rendimentos (mesmo que seja a tua mesada) para começares a criar um pé-de-meia.

Todos temos objetivos e prioridades diferentes, no que diz respeito às finanças pessoais. No entanto, seja qual for a meta, o importante é criar hábitos de poupança, sem nunca perder de vista estes objetivos.

💰 5 dicas de como poupar a longo prazo

👉 Elaborar um orçamento mensal é uma maneira de teres uma noção global das receitas e despesas e, assim, perceberes de onde vem o dinheiro e para onde vai. Neste orçamento lista todas as tuas fontes de rendimento e as despesas, fixas e variáveis.

👉 Ajustar comportamentos: a maior poupança está na gestão das despesas do dia-a-dia, por isso, a economia doméstica é fundamental para quem precisa de amealhar algum dinheiro. Tomar o pequeno-almoço em casa, evitar deixar as torneiras abertas, não deixar as luzes acesas desnecessariamente, fazer uma lista de compras e planear as férias ou outros gastos maiores com antecedência são algumas dicas de poupança doméstica que podes aplicar.

👉 Ter um mealheiro pode ajudar-te a sentires-te motivado para poupar. Por exemplo, sempre que chegares a casa, ao fim do dia, coloca as moedas que trazes no bolso no mealheiro. No final do ano vais ficar surpreendido com o dinheiro que conseguiste poupar!

👉 Abrir uma conta poupança num Banco: é uma forma não só de guardar o dinheiro de forma segura, mas também de gerar algum rendimento, através dos juros.

👉 Ensinar a tua família a poupar! Um dos segredos para a poupança é aprender a mudar hábitos e comportamentos em função dos objetivos. Assim, se partilhares estas metas com os teus pais, começam todos a partilhar as responsabilidades da poupança e a contribuir para evitar gastos!

A poupança deve começar desde cedo e, por isso, o No Poupar Está o Ganho dá-te todas as ferramentas que precisas para começares a fazê-lo. Ah e não te esqueças… partilha estas dicas com os teus amigos e família para que todos possam começar a poupar!